sábado, 4 de setembro de 2010

ÚRANO



Regente e dignidade – Aquário
Detrimento – Leão
Exaltação – Escorpião
Queda – Touro

Palavras-Chave: Caos – mudança – vibração – originalidade – imprevisibilidade – inconformismo – desvio – revolução – rebelião – mente superior – intuição – mudança e transformação – libertação – investigação – desgaste – génio – invenção – tecnologia

Úrano é o co-regente de Aquário, tradicionalmente regido por Saturno. Leva 76 a 84 anos a percorrer o seu circuito pelo Zodíaco.
Úrano foi descoberto em 1781, coincidindo com as revoluções Francesa e Americana e com a Revolução Industrial na Inglaterra.
Úrano simboliza o rebelde e é uma resposta directa à autoridade de Saturno. Saturno joga segundo as regras, mas Úrano diz que as regras existem para serem quebradas ou desafiadas. Saturno é sensato, Úrano atira a prudência às urtigas. A sua natureza é inovadora, explosiva e imprevisível e destrói as fronteiras impostas por Saturno, desdenhando a autoridade e as convenções. Úrano rege os acidentes, choques e tudo o que é imprevisível. Na mitologia é o deus Céu e rege tudo o que surge imprevistamente. No mundo natural Úrano rege os tremores de terra e as tempestades.
Para fazer compreender o papel de Úrano, vou utilizar um exemplo que talvez pareça um pouco tonto e que desde já peço desculpas.
Admitamos que nos encontramos debaixo de uma árvore de fruto e que temos muita vontade de ter os seus frutos no solo para matar a nossa sede e também para recolher alguns para partilhar com os outros. Como não podemos alcançá-los, será que vamos esperar pacientemente debaixo da árvore até que eles caiam de maduros? Claro que não, pois isto obrigar-nos-ia a esperar durante um longo período. A nossa impaciência para realizar o mais rápido possível o nosso desejo, fará com que descubramos um meio engenhoso e radical para proceder e conseguirmos os desejados frutos; sacudiremos energicamente a árvore e por este meio de oscilação rápida, provocaremos a sua queda.
Em relação à Humanidade, é precisamente Úrano quem joga o papel de estímulo, de agente perturbador, que nos permite adquirir mais depressa os frutos do conhecimento. Úrano pela sua vibração brusca, repentina, imprevista, obriga-nos a reflectir e logo nos empurra a fazer beneficiar os demais da nossa experiência.
A vida seria perfeitamente possível se o sistema solar só fosse composto pelos sete planetas tradicionais (Sol, Lua, Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno) mas haveria muito poucas ou nenhumas possibilidades de progresso; a organização do Mundo seguiria sendo primitiva, pois custaria demasiado aos Homens desprenderem-se da tirania dos costumes – permaneceriam escravizados pela rotina e os convencionalismos estreitos.
Úrano é o planeta que mediante choques repetidos, nos desperta, nos obriga a pensar e destrói bruscamente os castelos de cartas das nossas ilusões, transtorna os nossos planos mesquinhos, os nossos sistemas antiquados, as nossas convenções estreitas e ridículas, Obriga-nos deste modo a modificar os nossos pontos de vista e a renovarmo-nos. Força-nos a enfrentar situações de emergência, faz-nos ser engenhosos perante as necessidades prementes. A Humanidade geralmente amorfa, necessita deste despertar para sair do seu torpor.
Sem Úrano, a evolução seria um mito; não haveria transformação inteligente nem originalidade. Este planeta joga um papel estimulante em toda a criação.
No plano físico, Úrano exerce uma acção electrodinâmica. É o planeta do movimento vibratório, das ondas, dos raios, da cadência do ritmo e das trepidações. Os seus efeitos são bruscos e violentos, por serem muito repentinos e ao produzirem-se inesperadamente são difíceis de prever e de evitar; Úrano sempre nos apanha de imprevisto.
Mentalmente, este planeta exerce uma influência muito mais considerável que Mercúrio. Dá-nos faculdades inventivas, liberta-nos das aquisições do passado e leva-nos a explorar fora dos caminhos percorridos. Faz-nos interessados por todas as ideias originais e novos movimentos, por todas as técnicas ultramodernas. Rege a faculdade notável que é a intuição e faz com que as ideias sejam progressistas em relação à nossa época. Marca os pioneiros, os inovadores e os reformadores, que para propagarem as suas ideias, não hesitam em enfrentar os preconceitos da sua época.
Sentimentalmente, Úrano opõe o amor colectivo ao amor individual. Os sentimentos são impessoais, fundamentados com base no altruísmo, amizade, fraternidade, solidariedade e espírito de cooperação. Tanto neste aspecto, como em outros, Úrano tende a fazer desaparecer o amor exclusivista, as uniões que só são proveitosas unilateralmente, pois desenvolve em nós o respeito da liberdade alheia e o princípio da igualdade de direitos para ambos os sexos. Tendo em conta a originalidade do uraniano, é provável que a vida sentimental não seja vulgar mas bem aventureira. Os seus sentimentos independentes e novelescos, a busca pela “alma gémea”, fazem que seja partidário da união livre. No amor despreza todos os convencionalismos e por isso os seus relacionamentos, por vezes, são irregulares e ilícitos. As relações estabelecem-se de forma inesperada e terminam em separações bruscas. No caso do uraniano decidir casar-se, o matrimónio será precário e poderá acabar em divórcio.
Úrano inclina por vezes a ocupações que se referem a uma ideologia progressista, a movimentos sociais e a ciências novas. Também tem a ver com a electricidade, a rádio, a aviação, o ocultismo experimental, a astrologia, a radiestesia, o magnetismo curativo, a electrónica, a cibernética, a televisão etc.
Tradicionalmente, quer esteja bem ou mal posicionado no mapa natal. a disposição tende a ser caótica e excêntrica. Um Úrano bem posicionado é imaginativo e revolucionário, ao passo que, mal posicionado o indivíduo tende a ser rebelde e irritável.
Úrano dá geralmente um corpo dotado de um sistema nervoso que vibra de uma forma intensa. Por isso o uraniano tem predisposição a sofrer todo o tipo transtornos espasmódicos, especialmente crises nervosas, palpitações cardíacas, cãibras, tiques nervosos, gesticulação e movimentos involuntários.
Governa a cura de doenças difíceis através da electricidade, magnetismo, radiologia e métodos novos.


5 comentários:

  1. Adelaide

    Belíssimo texto. Os meus aplausos e agradecimento por ter lido um artigo tão bem feito.

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  2. Como eu gostei Adelaide!
    Me reconheço como tendo influências fortes de Urano em alguns aspectos.Fui olhar no meu mapa(sabe eu ainda não sei bem das coisas!rss)e vi que está em Gêmeos. Creio que então fica explicado,pois é meu signo natal e ascendente.
    Uma coisa curiosa...a minha energia com extrema facilidade quebra máquinas. Um dia fui fazer um exame ergométrico e não foi possível fazê-lo...o computador quebrou nas três tentativas e eu disse ao médico que ele estava atendendo um ET...ele ficou apavorado!!!rssss
    Vibro em altíssima voltagem...hahahaha
    Brincadeirinha,em parte.
    Beijo gostoso e agradecido por tanto material de excelente qualidade.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  3. António,
    As suas palavras fizeram-me ficar com uma lágrima no canto do olho.
    Muito grata.
    Não respondi mais cedo porque estive ausente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Astrid,
    Grata pela visita e pelas suas palavras.
    Alta voltagem não digo mas é bem capaz de ter interferência nos aparelhos eléctricos e eles em si.
    No outro dia ia na escada rolante e o meu marido ia a meu lado. Toquei-lhe no braço e levei um tremendo choque:)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Adelaide!
    Choques...rsss
    Isso é uma constante em minha vida...
    Beijo gostoso para um bom dia
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...