quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A LUA NATAL NAS CASAS




A Casa da Lua indica onde somos sensíveis às necessidades e influências alheias e respondemos a elas. É onde nos deixamos moldar mais facilmente, onde nos configuram o hábito e os condicionamentos do passado e onde é provável que nos vejamos impedidos por ideias, expectativas, valores e normas da nossa família ou da nossa cultura.
Alguns destes modelos congénitos podem ser valiosos e construtivos, embora outros talvez obstruam ou demorem o progresso em novas direcções.
O domínio da Lua é o sector da vida onde nos refugiamos quando necessitamos um descanso, uma pausa, ou um santuário que nos resguarde da briga, da individuação e do aumento de consciência.
O que nos atrai para a esfera da vida onde se posiciona a Lua, é uma necessidade de pertença, de consolo ou de segurança. É ali onde encontramos ou representamos a Mãe. No seu domicílio buscamos segurança, contenção ou a sujeição de uma âncora, ou oferecemos a outros apoio ou atenção.
Nos céus a Lua passa por fases e ciclos; às vezes está cheia e aberta, outras vezes está fechada e oculta. Da mesma maneira, a casa onde está posicionada a Lua indica onde é provável que tropecemos com circunstâncias flutuantes, “onde atravessamos fases” que dependem dos nossos estados de ânimo cambiantes; em ocasiões aberto e vulnerável, outras cerrado e retraído. É o sector onde podemos exibir um comportamento regressivo, infantil e inseguro.
Nos aspectos mais positivos, é onde nos mantemos em contacto com o lado emocional e instintivo da vida, e onde se manifestam as inclinações e as recordações úteis que servem de apoio à existência.
As mulheres podem desempenhar um papel importante na nossa vida, segundo a casa onde se posiciona a Lua.
A Casa que tem o signo de Câncer na cúspide ou que o contenha dentro de si, exerce uma influência igual à Lua numa casa. Também a casa que contém Câncer estará de alguma maneira conectada com a casa onde está posicionada a Lua.
Por exemplo: O filósofo Bertrand Russell nasceu com Câncer na cúspide da casa 9 e com a Lua em Libra na Casa 11. A sua filosofia e a sua visão do Mundo (Casa 9) simpatizavam e apoiavam intensamente (a Lua) a causa do humanismo e da liberdade de pensamento (Casa 11).


8 comentários:

  1. Adelaide,

    «... é uma necessidade de pertença, de consolo ou de segurança ...»

    Excelente. Adorei o texto. Quando puder, vá ao Cova e olhe para o topo da barra direita.

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  2. António,

    Grata pelas suas palavras.
    Já fui ao Cova do Urso e já deixei comentário. Mais uma vez fico agradecida por incluir o Diálogos Astrais nos Recomendados da Semana.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Vim aqui aprender mais um pouco Adelaide querida!
    Olhei meu mapa e tenho a Lua em Peixes na casa 9. E Cancer está na Casa 1. Que me dizes?
    Sabe a astrologia ainda não está correndo livre em mim...sinto-a, mas não flue como o resto que conheço das "logias".
    Então eu sei o que significam as partes, mas não consigo analisar o conjunto...
    Será que conseguiu me compreender? rsss
    Um beijo grande e parabéns por mais esta excelente aula.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  4. Astrid,

    Muito havia que dizer sobre estes posicionamentos que refere. Aliás, a Astrid que estuda astrologia, sabe perfeitamente que a posição dos planetas dizem muito mas depois os aspectos podem aumentar ou diminuir ou mesclar essas tendências. Tento apenas dizer o básico, mais tarde entrarei nos aspectos e os leitores ficarão ainda com uma ideia mais clara dos seus mapas, se eu o conseguir transmitir. Num mapa sempre que olhamos de novo vemos sempre coisas novas :))
    Quanto à sua Lua em Peixes na Casa 9 faz com que a Astrid tenha uma grande sensibilidade, aspire ao infinito, tendência para os sonhos, imaginação profética e idealismo. Influência das mulheres na sua formação intelectual. Mobilidade na sua vida, mudanças de um lado para o outro. Instabilidade nas suas opiniões morais e intelectuais.
    A Lua regente de Câncer na Casa 1 está na Casa 9 e deste modo os interesses da Astrid encontram-se nos estudos superiores, no domínio do abstracto, da filosofia.
    Acontece que a Astrid é Asc Gémeos, embora quase toda a sua casa 1 esteja preenchida por Câncer. Em Gémeos no Ascendente tem uns posicionamentos muito interessantes que seria bastante logo estar a descrever.

    Sei que não respondi totalmente à sua pergunta mas o bastante para lhe abrir a curiosidade e a Astrid ir buscar mais um pouco à Escola de Astrologia Nova-Lis.

    Muitos beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Adelaide :)

    Gostei muito do texto, estás inspirada amiga.

    Beijinhos grandes e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Olá Samsara,

    Que prazer ver-te por aqui. Obrigada pelas palavras.

    Um bom fim-de-semana também.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Agradeço por sua paciência,Adelaide!!!
    Eu vou e muito na escola do nosso querido Mestre...estou, como lhe afirmei, sabendo bem as partes...falta a liga...consegue entender o que digo? Falta fluir. Assim como quando abro o tarô ou quando pratico a numerologia...a coisa toda flue.
    Mais uma vez agradeço sua boa vontade com as minhas questões de aprendiz!!!
    Beijo gostoso
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  8. Astrid,

    Quando respondo às suas questões tb estou a aprender. Na astrologia estamos sempre a aprender e nenhum mapa é igual a outro. É uma amalgama de conceits que sabemos mas que temos que ponderar e "medir! em cada mapa, pois os posicionamentos, signos e elementos diferem sempre de uma pessoa para outra.
    Um conselho; diga pouco de cada vez. A pouco e pouco vai aprendendo mais. Para mim tem sido difícil isso pois não me quero esquecer de nada. Por vezes esqueço-me do mais importante :))
    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...