sexta-feira, 2 de julho de 2010

JÚPITER






Regência/Dignidade – Sagitário e Peixes
Exaltação – Caranguejo
Exílio - Gémeos e Virgem
Queda – Capricórnio

Palavras-Chave – Expansão, optimismo, sorte, fé, filosofia, ritual, esperança, saber, excesso, abundância, viagem, abertura, visão criativa, dádiva, generosidade, desperdício, cornucópia, opulência, consciência.

Júpiter demora um ano em cada signo, por isso leva aproximadamente doze anos a completar a roda do Zodíaco. Na astrologia tradicional, Júpiter é conhecido como o Benéfico Maior. Na mitologia grega, é Zeus, a divindade suprema. Também é conhecido como Jove, raiz da palavra “jovial”, sendo o jupiteriano normalmente cheio de vida.
Júpiter é o impulso no sentido da expansão e do êxito no mundo exterior. Quando a força deste planeta é usada com sabedoria, cria uma oportunidade para prosperar. Sendo mal usado, Júpiter conduz a exageros e excessos.
Enquanto planeta das viagens, está também associado à abertura mental que novos horizontes podem trazer. Júpiter representa a busca da verdade e o impulso no sentido de criar novas oportunidades.
A posição deste planeta no mapa evidencia a necessidade de crescer numa determinada área da vida.
Júpiter está associado à religião e às ideologias, na medida em que estas proporcionam uma visão mais alargada da vida. É o planeta da moralidade e da lei, da fé, do optimismo e dos impulsos filosóficos. Todos precisamos de acreditar nalguma coisa e Júpiter mostra como e onde podemos consegui-lo, seja nas forças do materialismo e do consumismo, seja em coisas mais elevadas. Com aspectos fluidos, é fácil obedecer ao apelo de Júpiter para a expansão. Com aspectos difíceis, pelo contrário, essa expansão é mais difícil de se conseguir.
Também o corpo físico responde ao apelo da expansão de Júpiter.
O posicionamento do auto-indulgente Júpiter num signo carente, pode gerar o hábito de comer para se consolar. Gulodice ou vícios alimentares são, em parte, motivados por Júpiter, uma vez que o planeta aponta para um lugar desgovernado e para um desejo inconsciente de ter mais. O peso varia de acordo com os ciclos de trânsito de Júpiter através do mapa. Há períodos do ciclo em que é mais fácil ser-se disciplinado e comedido; noutros, como, por exemplo o trânsito de Júpiter em Conjunção ao Ascendente, é muito mais difícil e pode haver um aumento de peso.
Verdadeiro optimista, para Júpiter o copo está sempre meio cheio. Um dos símbolos deste planeta é a cornucópia, o corno da fartura, simbolizando a fertilidade e a abundância que este planeta pode gerar, por vezes a partir do nada. A auto confiança é uma qualidade de Júpiter, que ajuda a tirar o máximo partido de uma situação má.
Júpiter é o planeta do jogo: está sempre disposto a arriscar. Mas a sorte jupiteriana é caprichosa: pode surgir de um momento para outro e desaparecer tal como surgiu.
Júpiter simboliza o poder da criação e da manifestação. Com a ajuda de Júpiter, uma coisa visualizada mentalmente pode materializar-se. Aquilo que Júpiter manifesta é, até certo ponto, predeterminado pelos aspectos: aspectos difíceis indicam uma expectativa de eventos negativos, o que naturalmente contribui para que estes venham a acontecer; aspectos fáceis sugerem expectativas positivas. Se necessário, a tendência pode ser invertida, com a ajuda de Júpiter – é isto que significa ser artífice da sua própria sorte.
Se quisermos muito uma coisa, podemos agarrar as oportunidades que forem surgindo, e conseguir concretizá-la olhando os ciclos de Júpiter que passo a descrever muito resumidamente:
Júpiter leva 12 anos para dar a volta ao mapa, formando de 3 em 3 anos um aspecto difícil com a sua posição natal. Assim. a cada 12 (aos 12, aos 24, aos 36 anos, etc.) tem início um novo ciclo de oportunidades. No começo de um ciclo de Júpiter, a oportunidade é reconhecida, as sementes são plantadas e, em seguida cultivadas ao longo de três anos. Os frutos são colhidos ao longo de 6 anos. Ao nono ano, o ciclo começa a esmorecer para em seguida, recomeçar.
Júpiter fortemente posicionado num mapa indica uma personalidade jovial, alegre, optimista e expressiva – se os aspectos forem favoráveis. Trata-se de uma personalidade que quer sempre ir mais além, que dá tudo por tudo e que pode facilmente ultrapassar os seus limites.
Júpiter em aspectos difíceis, por outro lado, está associado à extravagância, à vaidade e à possibilidade de fraude e de ilegalidades, sugerindo uma tendência para exagerar e para deixar as coisas para depois. Este Júpiter pode ser um aventureiro ou um extremista.
Tradicionalmente, quando Júpiter está bem posicionado, a disposição é sensata, generosa, liberal e prudente. Quando Júpiter está mal posicionado, a disposição pode ser fanática e dada à hipocrisia religiosa.
Na saúde: - Governa o sangue, a circulação arterial, as ancas, as coxas, a pélvis, os músculos intercostais, o nervo ciático, o fígado, o diafragma e os órgãos de respiração. Predispõe às doenças de sangue, à atrofia muscular, às perturbações de nutrição e aos males dos órgãos respiratórios. O jupiteriano deverá evitar o esgotamento e os excessos alimentares.



6 comentários:

  1. Olá amiga

    Tenho lidos os teus post mas ainda não tinha parado a comentar...
    Tinha de ser com este colosso que gosto tanto! ;)))

    Haja Júpiter!!!

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Paula,

    Este Júpiter é simpático mas temos de ter cuidado com ele :) De qualquer modo sempre dá uma ajudinha.

    Bom fim-de-semana.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Adelaide

    Texto maravilhoso, muito bem escrito e bastante amplo.

    Ou não fosse o planeta do nosso dharma, que, nem sempre sabemos utilizar.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. António,

    Muito obrigada pela visita e pelas palavras.
    Gosto muito de Júpiter. Talvez seja por isso que caminho sempre com um pouco de esperamnça no futuro.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia querida.

    Escolhi este texto para partilhar no fb porque estou mesmo a precisar de honrar o meu Júpiter neste momento da minha vida.. (lol)

    Assim, quem sabe, também sejam aproveitadas por quem o ler.. :))

    Beijinhos

    Filomena

    ResponderEliminar
  6. Filomena,

    Também gosto muito de Júpiter:))
    Grata pela visita e pela partilha.

    Beijo

    Adelaide

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...