segunda-feira, 26 de julho de 2010

O ENAMORADO




O Arcano VI do Tarot, chamado O Enamorado, ou Os Amantes, representa um jovem hesitando entre duas mulheres. Uma delas é jovem, loura e sorridente; usa um vestido azul que lhe transmite doçura, espiritualidade, amor puro e platónico. No entanto, O Enamorado olha com interesse para a mulher vestida de vermelho, mais velha, menos bela mas mais activa e energética. Ela agarra-o pelo ombro como se o puxasse para si.
O jovem é O Mago, cujo chapéu desapareceu e que se encontra agora na encruzilhada do seu destino, com cada pé virado para uma direcção oposta, sinal da fase de conflito que atravessa.
O Enamorado hesita entre o vício, que lhe faz entrever uma vida fácil, e a virtude, que não lhe esconde a luta que terá de empreender corajosamente no difícil caminho da via espiritual, mais longa e mais árdua, mas autêntica e duradoura. Não passando de um fraco mortal que tem dificuldade em resistir à tentação, hesita. É necessário ter conhecido a tentação para compreender melhor aqueles que perdem o equilíbrio nesta via, oferecendo-lhes uma mão caridosa.
Qualquer Homem, em determinada ocasião, se irá confrontar com uma encruzilhada, hesitando muitas vezes entre o caminho que deve percorrer e a facilidade que lhe poderá ser oferecida.
O Sol branco, indício de pureza, distribui através dos seus raios coloridos as energias que guiarão e ajudarão O Enamorado na escolha do seu destino. Ele tem os pés descalços, a fim de melhor captar as forças telúricas. Cúpido, que representa o amor humano, aponta para O Enamorado, a flecha do seu arco. Esta flecha encontra-se carregada com a afectividade, que levará O Enamorado a escolher uma ou outra das duas mulheres, ou uma das duas vias que lhe são oferecidas. Continuará ele a sua difícil subida no caminho da iniciação ou deixar-se-á levar pela facilidade e pela doçura, correndo o risco de descer o caminho já percorrido e voltar ao ponto de partida?
Com esta lâmina entramos no mundo consciente. Pode ser interpretada em dois níveis; o da afectividade e o da experiência. Incita ao auto-conhecimento e à síntese construtiva após a tomada de uma opção. Esta carta levanta o problema do determinismo e do livre-arbítrio, bem como o da ambivalência e o da irresolução provocada pela falta de experiência.
O Enamorado corresponde ao número 6. Este número tem uma enorme quantidade de símbolos. Tentarei descrever alguns: tradicionalmente o 6 é o número da perfeição e do equilíbrio. Antigamente o 6 era consagrado a Vénus Afrodite, deusa do amor físico. Não podemos esquecer que a raiz latina do 6 é sex, que significa “sexo”. Se o sexo é a união carnal entre o macho e a fêmea, o 6 é a união entre o masculino e o feminino Universal.
Equivale também à estrela de 6 pontas formada por 2 triângulos. Aquele que possui a ponta para cima representa a trindade divina, o outro, com a ponta para baixo, representa o mundo material. O Homem deve reunir o seu corpo terrestre e material ao seu eu divino. Se reunirmos estes dois triângulos obtemos a estrela de 6 pontas que representa o coração do Homem. Esta estrela é também o Selo de Salomão, rei sábio e justo que edificou o seu templo sobre os seis níveis e cujo trono tinha seis degraus.





Gémeos é o signo do Zodíaco atribuído a este Arcano. É um signo de Ar, mutável e governado por Mercúrio. É o símbolo geral da dualidade, expressão de todas as oposições que se resolvem numa tensão criadora.
A missão de Gémeos é ter ideias e estimular intelectualmente os outros. Para poder cumpri-la, possui uma inteligência aguda e vivíssima, uma grande facilidade e rapidez de entendimento e uma enorme curiosidade. Gosta de conversar e gesticular para dar precisão às suas ideias. Os seus olhos são vivos, penetrantes e muito expressivos.
Tem uma sede insaciável de conhecimento, mas a sua abordagem intelectual limita a sua profundidade.
É muito sociável e comunicativo, Podemos dizer que é o nativo mais extrovertido do Zodíaco. É muito hábil e quer sempre fazer várias coisas ao mesmo tempo.
O seu potencial afectivo não está muito desenvolvido. Os Geminianos não confiam muito nos seus sentimentos nem nas suas sensações e impulsos instintivos.
Tampouco têm um lado místico notório, mas em compensação têm uma grande habilidade para entender, assimilar e renovar as criações e os descobrimentos dos outros. Adoram as mudanças até ao ponto em que acabam sendo inconstantes. As responsabilidades não lhes interessam muito.
O seu verbo é “eu duvido”. Não como expressão de desconfiança, que é característica dos capricornianos, mas como necessidade e resultado do seu inerente enfoque intelectual das coisas e da vida.
A sua frase integradora é: “eu dou profundidade ao meu conhecimento por meio da sabedoria e da concretização”.
No entanto, esta carta também é uma carta de romance, de encontros, de incertezas e escolhas românticas, podendo O Enamorado ser Vénus Afrodite, a deusa do amor, dos relacionamentos e da beleza. Vénus rege Touro, como vimos em relação à Imperatriz e também Balança o signo que representa o companheirismo e a ligação ao outro. Vénus em Balança simboliza romance e relacionamento e as suas palavras-chave são união, cooperação e companheirismo.
O Enamorado simboliza a encruzilhada dos caminhos, podendo reunir ou separar; representa a reunião ou o seu contrário, que é o antagonismo. Simboliza também o mundo transitório entre o espírito e a matéria, que nos reconduz à unidade através do amor.
O Enamorado tanto pode indicar um encontro sentimental, um novo idílio, como uma liberdade de escolha, uma tentação. Também poderá representar um teste, uma indecisão, uma incerteza, uma insatisfação, falta de maturidade, bem como o receio do fracasso perante a provação. Por vezes representa a infidelidade e a inconstância.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...