domingo, 1 de novembro de 2009

VÉNUS





Conhecido como a estrela da manhã ou da tarde, Vénus só é visível imediatamente antes do nascer do Sol ou imediatamente depois do pôr do Sol. Na astrologia tradicional, é conhecido como o Benéfico Menor. Tal como Mercúrio, encontra-se entre o Sol e a Terra. Nunca se encontra a mais de 46º do Sol e, por isso, no horóscopo, ou está no mesmo signo que o Sol ou num dos dois signos precedentes ou seguintes.
Na astrologia grega, Vénus é Afrodite, a deusa do amor, de cujo nome deriva a palavra afrodisíaca – o que induz desejo. De Vénus provém a palavra venérea – literalmente “de luxúria”.
Vénus representa um dos impulsos mais óbvios do comportamento humano: a necessidade de nos relacionarmos. A posição de Vénus num mapa indica o potencial de afinidade e intimidade com os outros, e a capacidade de se relacionar consigo mesmo. Este planeta, que reflecte o nível de auto-estima, lembra-nos que uma pessoa que não é capaz de se amar e estimar a si mesma é incapaz de dar e receber afecto ou de estabelecer intimidade.
Vénus é um planeta sociável, simbolizando a necessidade de se encontrar a si mesmo através de relacionamentos externos. Com Vénus num signo compatível, sobretudo com aspectos fáceis, os relacionamentos evoluem livre e facilmente. Vénus num signo incompatível pode sugerir uma frieza ou relações passageiras que, na verdade, mascaram um profundo medo da intimidade.
Vénus é feminino e regula o mundo do amor e de todos os desejos. Através deste, experimentamos a alegria, o êxtase, a luxúria e a natureza da nossa sexualidade.
Os tipos venusianos são geralmente amantes maravilhosos, mas são também amantes da beleza, da arte, da música e da comida. Vénus regula a sensualidade e os prazeres terrenos descobertos pelo tacto, sabor, cheiro, vista e som, como se exemplifica no signo feminino de Touro. Neste sentido, é o princípio oposto a Mercúrio, pois os nossos apetites físicos são uma resposta à necessidade e ao desejo e não uma parte do processo analítico. De facto, os nossos desejos mais poderosos eclipsam a capacidade de julgamento – todos sabemos que tentar argumentar com uma pessoa apaixonada é inútil.
Depois das fases iniciais de atracção e de desejo, seguem-se as artes e habilidades necessárias à construção de um relacionamento com sentido, por isso, o signo masculino de Vénus é Balança, o signo do relacionamento e do companheirismo. Vénus regula os casais, os encontros, os compromissos, os casamentos e as uniões de todos os géneros. Também nos pode falar daqueles que amamos fora de um relacionamento romântico, como amigos íntimos e familiares. Regula principalmente as mulheres como é indicado pelo seu símbolo, que é o símbolo universal do género feminino.
Num mapa de um homem a posição de Vénus indica aquilo que o atrai numa mulher, as qualidades que procura, o que o excita e o que deseja. Vénus é a sua mulher ideal – uma imagem idealizada do feminino que se pode tornar amarga.
Intimamente associada ao sentido do Eu e à própria feminilidade, Vénus no mapa de uma mulher indica como esta se apresenta ao mundo, a linguagem corporal que usa para manifestar a sua feminilidade, o que valoriza em si mesma e quão bem se sente como mulher. É a necessidade de ser bonita.
Tanto no homem como na mulher, Vénus representa a sensualidade, a capacidade de sentir prazer e de satisfazer o desejo sexual. É a necessidade de ser atraente, voluptuoso, hedonista, erótico, amoroso, carinhoso, lascivo ou frígido, dependendo do signo.
Como Benéfico Menor, Vénus regula a beleza e os seus atributos físicos são a boa aparência, beleza, covinhas no rosto, suavidade, formas arredondadas e tendência para o excesso de peso. Também regula os processos de embelezamento, como a maquilhagem, o perfume, as jóias e todo o tipo de adornos.
Em termos de personalidade, anuncia uma natureza amorosa e afectiva, alguém pacífico, sociável e, por vezes preguiçoso. Vénus regula ainda a diversão.
Vénus rege a garganta e os rins. Níveis altos de açúcar no sangue e diabetes, também fazem parte dos domínios de Vénus. Rege também as doenças originadas pela actividade sexual.



4 comentários:

  1. Olá Adelaide, gostei muito de ler este post.Fiquei a saber mais um pouco sobre Vénus.Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Aelaide!
    Hoje cedo estive aqui querendo deixar um comentário...nem com reza braba abriu o quadrinho dos comentários...agora demorou mas abriu...a conexão anda muito lenta...

    Eu adoro Venus...de todas as maneiras possíveis...acho até que sou de lá...lol
    Muito explicativo este texto.
    Aprendi muito.
    Você está escrevendo cada vez melhor,viu? (esse "viu?" é da Isa!!!
    Parabéns.
    Um beijão
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  3. Astrid,

    Muito obrigado por essas palavras e carinho. Sabe que tudo isso faz com que eu tente fazer sempre o melhor que sei e consigo. As vossas palavras são água regando a semente. Ouvi isto algures já não sei quem foi que disse, mas achei a frase apropriada.

    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...