quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O IMPERADOR


O Imperador é representado pela letra hebraica Tzaddi, que significa “anzol”, correspondendo ao T e ao Z do alfabeto latino. É uma letra feminina, simples, violeta e o seu valor numérico é 90.
Em termos microcósmicos, é o poder da mente ao serviço do poder e do dinheiro. Representa o sistema, o status quo, o poder dos interesses materiais e o peso da matéria e as suas leis. No mundo actual, é o poder das multinacionais. O Imperador, olhando fixamente para um objectivo externo, frio e calculista, apesar de poder ser impulsivo na hora de expressar a sua raiva, bloqueia os seus sentimentos e espiritualidade para conjugar melhor as suas palavras de ordem: “Pensar em Trabalhar Para Produzir”.
A sua função psíquica, disse Jung, é o pensamento.
Em termos absolutos, o Imperador representa o Universo manifestado, material e sólido. É o Princípio Masculino material, das grandes multinacionais, do FMI, etc.
Está viciado no poder. É o líder nos assuntos materiais. A sua maneira de realizar não é fluida como a da Imperatriz; a sua rigidez exige tensão e o seu preço é o desgaste contínuo.
Representa o pai. A sua autoridade é uma generalização do poder paterno. É a autoridade e, como o pai na família tradicional, o poder executivo, legislativo e judicial.
O Mago e o Imperador têm uma abordagem fundamentalmente mental. Só que o Imperador concretiza no mundo físico e o Mago não. O Imperador produz e o Mago vende.
Sendo Tzaddi a primeira letra simples atribuída a um Arcano, será Áries, o primeiro signo do Zodíaco, o elemento astrológico que corresponde ao Imperador. Áries é um signo de Fogo, governa no corpo a cabeça e é representado por uma bigorna, símbolo de tenacidade, vontade e progresso.
A missão do Ariano é iniciar e para isso está dotado das seguintes qualidades: é entusiasta, impulsivo, de mente viva, dinâmico, ambicioso e empreendedor, directo, orgulhoso, egoísta, de paixões violentas e primitivas, conquistador, impaciente e quase sempre carece de perseverança para concluir o que começou. Adora mandar e odeia obedecer.
É leal, embora inconstante, e tem muita dificuldade para enquadrar-se num padrão ou norma. É optimista e tem muita confiança em si mesmo. Fica mais atraído pelas ideias revolucionárias que pelas conservadoras e, claro, entusiasma-se com tudo o que é novo.
Tem uma forte tendência a acidentar-se, ferir-se e queimar-se, especialmente na cabeça e no rosto e a sofrer de inflamações.
Governado por Marte, o verbo do Ariano é “Eu Sou”, e a frase que complementa os seus potenciais e dificuldades é: “Eu estou entusiasmado no princípio, meio e fim dos meus projectos e realizo-os com energia e suavidade”.
O Imperador pode representar o pai, as melhores qualidades do homem e o princípio masculino. No seu melhor, é uma pessoa sagaz, imparcial, equilibrada, alguém que se rege por fortes princípios e valores, especialmente em relação à família ou outros entes queridos e alguém que respeitamos enquanto modelo a seguir.
Quando o Imperador aparece numa leitura, significa normalmente a necessidade de triunfo da cabeça sobre o coração. É necessária lógica mais do que reacções emocionais ou intuitivas porque aquilo que deseja não é necessariamente aquilo que lhe faz falta. A objectividade, mais do que a subjectividade, dar-lhe-á uma perspectiva mais nítida e rigorosa.
Esta carta também pode indicar alguma tomada de posição difícil e a necessidade de resolver os seus problemas sozinho (a). Poderá haver algumas questões à sua volta a necessitarem da sua autoridade pessoal, numa situação ou num relacionamento.
Para uma mulher, quando o Imperador sai, pode representar uma figura patriarcal forte, por exemplo, numa relação pai/filha. No seu pior, esta carta pode descrever alguém inteligente mas demasiado convencional, de espírito forte mas inflexível, e inclinado a pregar ou a controlar. É difícil de atrair, especialmente no seio de uma relação, pois não é capaz de revelar a sua vulnerabilidade.
Não é necessariamente antipático de forma deliberada, mas é tão duro, determinado, disciplinado e autoconfiante que espera que os outros o sejam também. Em resultado, acaba com as suas emoções hermeticamente fechadas e nunca está errado. Foi ele que fez as regras e espera que todos as cumpram mesmo que ele não o faça.
Além de representar este estereótipo nas relações humanas, o Imperador também pode ser alguém numa posição de autoridade, como um patrão, um pai ou um sócio nos negócios. O nível de poder que esta pessoa detém e em que medida este é útil ou destrutivo, tem de ser determinado por outras cartas do lançamento.






2 comentários:

  1. Olá Adelaide

    Muito interessante, senti algumas afinidades com Saturno.

    Beijinhos grandes e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Sam,

    Acertaste em cheio! :) Tem de facto uma certa associação com Saturno. Nas leituras por vezes está escondido um facto ou uma pessoa que tem a ver com este planeta.
    Um bom fim de semana também para ti.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...