domingo, 18 de outubro de 2009

REVER E PLANEAR




O trânsito Úrano Trigono Úrano Natal ocorre duas vezes na vida: a primeira cerca dos 28 anos (coincidindo com o primeiro retorno de Saturno) e a segunda, novamente perto do 56.
Na época do primeiro Trigono Úrano/Úrano, temos a oportunidade de reavaliar e repensar as escolhas que fizemos até agora. O que construímos e estabelecemos poderá ser apropriado para as fases anteriores da nossa evolução, mas estará de acordo com o nosso estado anímico actual? Se nos sentirmos muito restringidos pelo nosso estilo de vida ou pelas decisões tomadas no passado, este é o momento para fazer ajustes necessários. Geralmente, esta fase é acompanhada por um sentimento de querer ser algo mais do que já somos, ou pela sensação de que aquilo que há diante de nós, é pequeno.
Para muitas pessoas, isso significa tomar uma direcção inteiramente nova na vida, para outras, as mudanças não serão tão dramáticas, mas continua a ser uma necessidade de renovar ou aprofundar um compromisso pessoal com as decisões anteriores.Os efeitos do 1º Trânsito Úrano Trigono Úrano juntos com o 1º retorno de Saturno mais ou menos por volta dos 28-29 anos, têm mais ou menos os efeitos que passo a descrever:
Os casados duvidam de que o casamento é realmente o que eles querem. Os solteiros decidem que já não querem estar sozinhos. As mulheres sem filhos começam a pensar em tê-los. As mães que já passaram anos cuidando de crianças sentem a ansiedade de fazer algo que as leve por outros caminhos, como retomar os estudos que abandonaram ao casarem-se ou iniciar outros. Os homens duvidam das suas escolhas profissionais e querem procurar novas oportunidades.
Quando o trânsito de Úrano faz o 1º trigono ao nosso Úrano Natal ao mesmo tempo que se produz o 1º retorno de Saturno, aproximamo-nos dos trinta anos, é provável que a nossa visão do mundo esteja mudando. Para nossa surpresa e e nosso possível desalento, poderemos vir a descobrir que, de facto, algumas das coisas que os nossos pais pensavam sobre o que era melhor para nós, agora nos parecem um pouco mais sensatas. Será que foi demasiado o que desejámos no processo de separação do ambiente familiar? Talvez afinal depois de tudo, eles não estivessem totalmente errados. O processo de seleccionar, que é o que conservamos da nossa herança familiar e que descartamos para substituir pelas nossas próprias verdades, é iniciado novamente, e seriamente, nesta altura. Começamos a observar os aspectos de nós mesmos que nunca quisemos admitir. Aspectos que se parecem de forma tão impressionante a certas qualidades que víamos antes nos nossos pais, mas nunca, sem dúvida, em nós mesmos! Esse questionamento, este exame de consciência, pode dar resultados frutíferos. Nós estamos mais do que nunca em contacto com nós mesmos, e é provável que as opções e ajustes a fazer na nossa vida tenham agora um resultado, mais duradouro. Mas se por qualquer motivo deixarmos as coisas abandonadas à própria sorte durante este período, e evitarmos o tipo de indagação interna a que nos estão incitando os trânsitos de Saturno e Úrano, não vamos conseguir safar-nos do anzol por muito tempo. Vários anos depois, os problemas voltarão para nos golpear ainda com mais força, quando Úrano se opõe à sua própria posição na nossa carta.
O 2ª trânsito Trigono Úrano/Úrano Natal ocorre aos cinquenta e seis anos. Idealmente, é hora de nos dar a permissão de ser quem somos: fazer o que queremos fazer e não apenas o que pensamos que deveríamos fazer. E, se conseguimos passar com sucesso através de alguns dos perigos de maturidade precoce, este período poderá ser um dos mais felizes que chegamos a conhecer. De acordo com a promessa de liberdade e de expansão que simboliza Úrano quando forma um Trigono com a sua própria posição, este trânsito pode coincidir com algumas mudanças positivas na visão de mundo e de carácter. Sentimo-nos mais livres para dizer o que pensamos. Os homens são mais capazes de expressar com facilidade suas necessidades e reconhecer os seus sentimentos. As mulheres sentem-se mais confiantes ao ser reconhecido o seu poder. Quase todos, temos mais tempo e mais espaço para nós mesmos, porque já temos idade para ter aprendido o suficiente sobre quem somos, o que queremos e precisamos, e que devemos fazer para consegui-lo. Apegarmo-nos a um único lugar e tentar obter identidade e satisfação de um caminho já bastante percorrido não é a maneira mais criativa para tirar partido deste trânsito: agora é o tempo das divergências, das experiências da expansão. Se você é uma mulher mais velha que ainda está tentando fazer a mãe de uma família de adultos, em que não há nenhuma divergência: o que está a fazer é permanecer no mesmo lugar, dedicando as suas energias para uma actividade em si, útil e necessário, mas do passado. É necessário que homens e mulheres de carreira se tornem conscientes da que terão de se aposentar um dia. Prepare-se para esse momento aproveitando este trânsito: comece a cultivar recursos e talentos enterrados ou negligenciados. Olhe à sua volta em busca de interesses e actividades que possam preencher o vazio criado pela reforma. Obter o melhor desempenho dessa passagem é consigo. Se você achar que se está afundando num poço de resignação passiva, pode pelo menos fazer uma tentativa de parar o processo e desenterrar-se, porque a sua vida não está terminada e longe disso… sempre e quando estiver disposto (a) a correr um ou outro risco ocasional e lançar-se um par de vezes no abismo do desconhecido. Não tenha medo e faça as coisas que sempre quis fazer. Se durante anos, brincou com a ideia de abrir sua própria loja, agora pode ser a sua última oportunidade de o fazer. Se está entediado (a) com o seu trabalho, mas está interessado em continuar o mesmo, pode mudar de secção, de piso ou tentar procurar outro aspecto do seu trabalho que lhe interesse mais. Úrano também nos dá uma maior abertura às preocupações que vão um pouco além da promoção pessoal, e é provável que encontremos um maior sentimento de bem-estar e de significado se trabalharmos para a comunidade e nos entregarmos a actividades que nos permitam ajudar os outros.
O segundo Trigono Úrano/Úrano, como o primeiro, é muito mais do que um período de reflexão passiva: mostra-nos o tempo para olhar para trás para rever as nossas vidas, mas também o planear com os olhos postos no futuro.

10 comentários:

  1. Olá Adelaide

    Um texto muito bonito e elucidativo, fez-me pensar na fase que a minha mãe está a passar agora.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Adelaide!
    Estava me fazendo falta ler seus escritos.
    Parabéns! Como sempre muito bom!
    Um beijo grande
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  3. Sam,
    Talvez por sentir esta fase a tentasse mostrar.
    Grata pelas tuas palavras.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Astrid,
    Que bom tê-la de volta. Também já tinha saudades dos seus textos.
    Grata pela sua visita.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Querida,
    Não faço idéia de como funciona do ponto de vista astrológico... mas me parece que coletivamente andamos a fazer um movimento semelhante.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Olá Adelaide, gostei de ler este post.Beijocas.

    ResponderEliminar
  7. Maria de Fátima,
    Grata e mais uma vez parabéns pelo aniversário do teu blogue.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Adelaide,

    Tenho andado meio arredio por isso ainda não tinha lido. Muito bom. Abraço.

    ResponderEliminar
  9. António,

    Grata pelas palavras e pela visita.

    Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...