terça-feira, 25 de agosto de 2009

A PAPISA



A Papisa é a carta número 2 do Tarot. A Papisa tem também o nome de Sacerdotisa.
A Papisa encarna o Princípio Yin Universal, o feminino, receptivo e conservador do Universo. É o oposto complementar do Mago.
Ela está numa atitude de silêncio, contemplação, serenidade e observação interior. A sua atenção está direccionada para o mundo interior, está ligada com o seu íntimo, conhece o seu coração. Isso faz com que tenha acesso a toda a sabedoria. O seu conhecimento não é racional, dedutivo nem analítico, mas intuitivo e instintivo.
A Papisa é conhecida como a depositária da sabedoria oculta e em muitos baralhos aparece com o livro da Torá – Livro da Lei Hebraica formado pelos cinco livros do Antigo Testamento – semi-oculto por o seu manto. Empregará seus conhecimentos para aqueles que ela própria escolhe.
Não está querendo conhecer-se tal como o Ermitão, não está procurando nada. Assim, não está dividida entre o sujeito e o objecto da procura. Não existe futuro, não existe acção. Está total no seu não fazer.
Sentada, com os olhos fechados, deixando que tudo aconteça por si mesmo, em contacto com a sua essência, em profunda meditação, sem mente, sem projecções no futuro sem âncoras no passado, sem objectivos, num eterno presente, deleita-se com o seu próprio ser. Representa o Princípio Feminino Espiritual.
Para Jung, a Papisa está relacionada com a função psíquica da intuição.
Alguns autores baseiam-se nas qualidades da Lua, vêem neste Arcano um contínuo movimento de vaivém, augúrio de momentos favoráveis e desfavoráveis, atracções e repulsões alternando-se ritmicamente.
A Lua é o planeta atribuído a este Arcano. Podemos considerá-la como a antítese do Sol, que representa a plenitude e a consciência da vida, tudo o que brilha com luz própria. A Lua é símbolo da infância, das coisas ocultas, do inconsciente e da ilusão.
Está associada à ideia de mobilidade, flexibilidade e mudanças, em função da extrema rapidez com que percorre o Zodíaco.
Governa a fertilidade e o crescimento, tudo o que é cíclico e flutuante, o elemento Água, todos os seres aquáticos e os animais nocturnos.
Sua relação com a mulher é muito importante, estando intimamente ligada com o ciclo menstrual, o processo de gestação e o parto.
A Lua representa o povo e está ligada com o primordial, o atávico, os rituais e a magia. É a dona dos nossos sentimentos e emoções mais profundos. Rege a nossa imaginação, a nossa sensibilidade, a nossa capacidade de impressionarmos, os nossos sonhos e a nossa receptividade.
Junto com Mercúrio, governa a memória e com Marte, os nossos instintos.
Cria um forte apego ao passado, à mãe, ao lar e às actividades domésticas.
Como “feiticeira”, a Papisa é simbolizada por um grande crescente da Lua Nova aos seus pés. O seu poder pode ser usado construtivo ou destrutivamente e, se a Papisa é uma influência maligna ou benigna, é decidido pela sua posição no lançamento e pela natureza das cartas à sua volta.

7 comentários:

  1. Amiga Adelaide, um amigo astrólogo e tarólogo há muito tempo fez , analisando a data do meu aniversário uma contagem e me disse que meu Arcano seria a Papisa, tanto que eu a coloquei no meu Blog Memórias. gostei muito do que li aqui.
    Mas como amo a carta da Força, a coloquei no meu Blog Viajantes.
    Você faz essa análise pelo método dele, pelo aniversário?
    Gosto da sacerdotisa, é uma carta que me agrada.
    Querida, estou sempre teu Blog, já estou aqui leitora assídua :) É muito bom ler o que postas!
    Beijos no seu coração!

    ResponderEliminar
  2. Olá Izabel,
    Grata pelas suas palavras.
    Quanto ao lançamento do aniversário há muitas maneiras de os efectuar. Desde aqueles que funcionam através da numerologia só para aquele ano, até a outros de 13 cartas e que se fazem anualmente pelo aniversário. Faço dos dois tipos.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. "Não está procurando nada. Assim, não está dividida entre o sujeito e o objeto da procura".
    Lindo, Adelaide!
    Parabéns pelo texto.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Finalmente consegui Adelaide!Parece que tinha um problema qualquer nos meus cookies...Adorei o texto, vai de encontro ás noções que eu tenho mas gostei muito da forma como descreve o deixar fluir que esta carta também inspira.
    Beijo de Luz

    ResponderEliminar
  5. Siala,

    Grata pelas suas palavras. Também gosto muito desta lâmina.

    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...