segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CASA VI



Casa de Virgem e de Mercúrio
Esfera – Serviço
Polaridade – Feminina
Elemento – Terra
Qualidade – Mutável
Posição – Cadente

Palavras-chave – Saúde, dieta, serviço, emprego, altruísmo, trabalho de equipa, colegas de trabalho, animais de estimação, eficiência, vocação, rotina diária.

A 6ª Casa diz respeito ao trabalho duro e à metodologia detalhada, necessária para criar aquilo que foi criativamente imaginado na 5ª Casa (clicar aqui).
A 6ª Casa, os planetas que a ocupam, o regente da casa e os seus aspectos, irão revelar muito sobre a atitude do indivíduo no trabalho, a sua capacidade para desempenhar tarefas úteis e a sua habilidade para utilizar a mente de maneira prática.
Esta casa está relacionada com a saúde, dietas, preparação de alimentos, o exercício, e portanto tem uma grande influência no nosso bem-estar geral. É uma casa verdadeiramente holística: a saúde reflecte harmonia interior, ao passo que o mal-estar indica desarmonia.
É na 6ª Casa que tomamos consciência dos outros. Associada a Virgem, é onde talentos e aptidões inatas são usadas de forma positiva e onde se definem as vocações.
O signo e planetas posicionados nesta casa indicam até que ponto uma pessoa é capaz de agir de forma altruísta. O Sol posicionado na 6ª Casa, por exemplo, sugere uma vida dedicada ao serviço, embora seja o signo que determina se tal serviço será passado num hospital, numa loja, numa repartição pública ou numa instituição de solidariedade.
Esta casa abrange também os colegas de trabalho, indicando quão bem uma pessoa se consegue integrar no grupo e como é que o trabalho será organizado e levado a cabo. Sem um forte sentido do “EU”, as fronteiras tornar-se-ão elásticas e deixa de haver separação entre “tu” e “eu” no local de trabalho. Se as fronteiras pessoais forem demasiado fortes, torna-se impossível haver cooperação e o isolamento é inevitável.
A 6ª Casa mostra-nos também a nossa rotina diária de trabalho – o que temos de fazer, seja numa carreira muito ocupada, ou na gestão de um lar e na criação de uma família. A partir desta casa pode saber-se até que ponto o indivíduo é disciplinado e sistemático – se é um escravo da rotina ou vítima da desorganização.
Os livros antigos de astrologia, incluíam nesta casa os criados. Hoje em dia, dizemos que esta casa governa a nossa atitude para com as pessoas que chamamos para nos ajudar: o canalizador, o mecânico que nos arranja o carro, o electricista, a decoradora, etc. Os trânsitos e progressões nesta casa tratam de todos estes assuntos.
Também os animais de estimação que acompanham a nossa vida quotidiana estão confinados nesta casa. Um animal de estimação pode servir de “gancho” para as mais diversas projecções, e para algumas pessoas, a sua relação com um cão ou um gato é tão importante como a que mantêm com qualquer ser humano. Em certos casos um animal querido, alivia a sensação de solidão ou um insuportável sentimento de inutilidade.





5 comentários:

  1. Adelaide

    Texto didáctico e muito oportuno.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. António,

    Parece que pensámos os dois na saúde e bem-estar. Estou a referir-me à casa 6 e ao seu post.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Adelaide querida!
    Eu aprendo demais com os seus posts...já lhe disse isso.
    Não fique brava comigo se não comento com a freqüência que deveria e gostaria...estou tentando inventar um dia com quarenta e oito horas!!!
    Mas, por falar em casa, estou nesses dias fazendo uma faxina bem grande nos meus pertences...jogando fora o que não uso a mais de seis meses...aliviando a carga mesmo!!!
    Fica bem...e muito obrigado.
    Sempre saio daqui mais rica!
    Um beijo grande
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  4. Astrid,

    Não se preocupe em deixar comentário. Afinal eu também leio sempre os seus posts mas geralmente o tempo é pouco e nem sempre vou ao seu blog deixar comentário. Aliás, uma grande parte dos blogues que sigo leio mas é quase impossível responder a todos.
    Mas, ainda bem que comentou este post pois ao ler o seu comentário dei por um grande erro da minha parte. Ontem andei a arrumar o blog a retirar e a acrescentar blogues na barra da esquerda, pois alguns até já nem existiam. Foi tanta a confusão que apaguei o seu blog bem como mais alguns que tenho estado a repor. Afinal a 6ª casa serviu para ajudar a arrumar o que tinha ficado desarrumado.
    Vamo-nos seguindo e contactando e isso é o importante.

    Beijos e boas arrumações mas não se engane como eu :)

    ResponderEliminar
  5. Rsss..não vou me enganar,não Adelaide!
    A faxina é na minha casa real...depois que fiquei viúva mudei muita coisa em meu modo de vida. Hoje quero ter comigo o absolutamente necessário. Tudo aquilo que não está em uso tem endereço certo...doação.
    Não havia reparado na falta do link já que dependendo da maneira que obtamos postá-los eles sobem e descem dependendo da data de publicação de cada um.
    Mais um beijo grande
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...