domingo, 18 de julho de 2010

CASA V





Casa de Leão regida pelo Sol
Esfera – Criação
Polaridade – Masculina
Elemento – Fogo
Qualidade – Fixa
Posição – Sucedente

Lugares – Teatros, Clubes nocturnos, centros de lazer, desporto e quartos de hotel

Palavras-Chave – auto-expressão, recreação, criatividade, descendência, prazer, romantismo, filhos, jogos, especulação e risco

A Casa V engloba tudo o que é criativo, incluindo as ideias, os sonhos, a música e a arte. É onde a alma se revela ao mundo, onde a paisagem interna se torna visível, bem como a nossa popularidade.
O signo na cúspide desta Casa e os planetas no seu interior, descrevem a facilidade com que as energias criativas fluem. Saturno, pode indicar dificuldades em concluir projectos, podendo também indicar dificuldade em conceber um filho, dado que os filhos são um importante elemento da quinta Casa.
Esta casa também se refere aos assuntos ligados à criação e educação inicial dos filhos.
O signo e os planetas posicionados nesta Casa, descrevem a interacção com os filhos e a facilidade com que o indivíduo penetra no mundo de uma criança: signos de fogo são no fundo eternas crianças, enquanto os signos de terra podem não ter tido a oportunidade de expressar plenamente a sua natureza infantil. Um signo de ar dá importância à criatividade individual de uma criança, tratando-a de igual para igual, ao passo que os signos de água tendem a ver a criança não como um ser distinto, mas antes como uma extensão de si próprios.
A Casa V representa mais do que a reprodução biológica ou o impulso sexual – também abrange o romance, aquilo que nos faz sentir especiais. Associada a Leão, esta casa é o sítio onde a pessoa descobre a criança que há em si e aprende a deslumbrar-se.
O signo na cúspide da Casa V e os planetas no seu interior apontam para o tipo de actividades de divertimento e lazer que são agradáveis e que aumentam a qualidade de vida. Com um signo ou planeta activo, extrovertido, ou um elemento de terra ou fogo forte, desporto ou dança tendem a ser apreciados. Ao passo que um signo indolente, sugere um indivíduo que prefere evitar o esforço físico. Signos de ar apreciam actividades intelectuais e humanísticas, enquanto signos de água gostam de tudo o que os ponha em contacto emocional com os outros ou com a própria água.
Esta Casa é a zona da carta natal onde se atribui a expressão criativa, na sua forma mais óbvia, em actividades artísticas. No entanto, a criatividade da Casa V não necessita que o indivíduo pinte um quadro ou seja bailarino. Os científicos e os matemáticos podem entregar-se à sua obra com tanta paixão e espírito “artístico” como Picasso. O signo e planetas na casa cinco dão início às possíveis canalizações da expressão criativa: Mercúrio ou Gémeos podem denotar talento para escrever ou falar em público; Neptuno ou Peixes podem dedicar-se à música, poesia, dança, fotografia. Caranguejo ou Touro poderão mostrar gosto pela culinária; Virgem pode mostrar especial habilidade para a costura ou trabalhos manuais.
O jogo, incluindo a especulação na Bolsa de Valores estão inseridos nesta casa.
Esta casa também está associada com o assumir o risco. Virtualmente, todos os assuntos da quinta casa (jogo, romance, procriação, criatividade e auto-expressão pública) são essencialmente arriscados. Daqui podemos aprender que nos tornamos mais seguros na nossa identidade ao desenvolver a capacidade de assumir o risco. Um sentido de identidade rígido e estático não é seguro.


8 comentários:

  1. Bom dia Adelaide!
    Olha, fiquei aqui um bom tempo refletindo.
    Abri o site da EA Nova-Lis e fui conferir o assunto casa.
    Acontece que olhando o meu mapa como uma leiga total se vê no espaço da casa cinco o signo de escorpião e Quíron. Lembrei então do texto do António onde ele se refere às pessoas com Quíron na casa 8, em Escorpião, onde estou incluída.
    Resultado....deu um nó na minha cabeça...rssss
    Estou estudando e tentando compreender...ainda não consegui pegar o fio da meada para a leitura dos mapas...sniffff.
    Mas o seu texto está ótimo e muito esclarecedor!
    E eu aprendi muito.
    Um beijo grande e muito agradecido.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  2. Astrid,
    Grata por ter vindo. O mais fácil para si é ir à Escola Nova-Lis e ver Casa 5 em Escorpião. Sei que gostava de saber o significado de Quiron na sua Casa 5. Pois bem, enviei-lhe um e-mail e não sei se recebeu, pois não tenho a certeza do endereço. Peço que confirme que eu envio-lhe o que me parece em privado :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adelaide

    Você continua a construir uma estrada muito consistente. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Adelaide!
    Recebi sim e já lhe respondi,OK?
    Vou agora conferir na EA Nova-Lis o que me indicou.
    Por tanta generosidade eu só posso lhe agradecer de coração!
    Um beijo doce querida amiga.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  5. António,

    Essas palavras de força são música para continuar a desbravar caminho.

    Grata

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Astrid,

    Já mandei a resposta. Espero que dê uma ajudinha.

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. OLá querida!!!
    Estou cada vez mias feliz por ter amigos que compartilham aulas excelentes com esta. Aprendemos muito, só temos a ganhar.
    Muito agradecido!!!
    bjossss

    ResponderEliminar
  8. Marcelo,

    Fico grata pelas suas palavras. Para se aprender astrologia a partilha de ideias é muito importante. Também aprendo muito com os seus posts. Continuemos a partilhar :)

    Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...