
Tenho de me ausentar e só voltarei para os finais de Janeiro do próximo ano.
Venho desejar a todos os leitores e amigos um Feliz Natal e um próspero Ano 2010.
Um abraço fraterno para todos.
(…Continuação)
HOMEM
O Homem Touro é forte. Possui uma grande capacidade de trabalho, mas progride com lentidão: até come e se move lentamente. Sabe economizar as suas forças e administrar as suas energias; se se cuidar, pode chegar muito longe. No entanto, tende para os excessos: o seu amor pela boa mesa favorece as congestões e a gordura, o que é uma ameaça para a sua saúde, porque não tem inclinação para o desporto e prefere a pesca com cana, por exemplo, à corrida ou à natação. Tem frequentemente problemas circulatórios: a pletora e os eczemas atingem-no na idade adulta.
A garganta é o seu ponto fraco. Em criança é propenso às anginas e com o tempo pode sofrer de surdez, pois tem o ouvido e o nariz igualmente frágeis.
Por vezes, o seu sangue é demasiado “rico”, com os riscos de furúnculos e antraz inerentes a essa condição. Também pode sofrer de úlceras varicosas e de hemorróidas. No entanto, o homem Touro é sólido no seu conjunto e, se conseguir evitar a hipertensão, nada o impedirá de gozar uma invejável velhice. O seu amor pela vida e o seu interesse pelo sexo oposto contribuem eficazmente para que se mantenha em boa forma. Homem tranquilo, convém-lhe seguir os ritmos da natureza: levantar-se e deitar-se com o Sol, viver no campo ou, pelo menos, sair da cidade periodicamente para recobrar novas forças. A contemplação da natureza devolve-lhe o equilíbrio muito melhor do que qualquer tratamento.
Convém sobrepor-se à preguiça e fazer exercício. Se não gosta de ginástica, pode substitui-la por um longo passeio diário. Sobretudo deve desconfiar da gula, evitando comer entre as refeições quando não tem nada que fazer. Uma boa ajuda nesse sentido é a sua tendência para comer muito lentamente, mastigando muito, prolongando assim o prazer e não sobrecarregando o estômago.
No aspecto dietético, deve evitar as comidas com molhos, os doces e toda a alimentação demasiado rica e abundante. Não deve abusar da carne.
Convém incluir na sua dieta ovos, queijo e produtos lácteos, saladas e verduras frescas, de que costuma gostar. Pode comer de tudo desde que seja com moderação.
O seu medicamento homeopático é o Natrum sulphuricum.
MULHER
Como o homem do mesmo signo, possui uma sólida constituição e um forte temperamento. No entanto, a sua tendência para seguir regimes – de uma forma mais ou menos anárquica – provoca nela algumas perturbações.
É também propensa às perturbações endócrinas: não é raro que sofra de alterações na tiróide, que podem influenciar o seu humor. Principalmente quando é jovem, sofre de problemas ginecológicos de todo o tipo. Por vezes, apesar da sua natureza sensual, é frígida ou tem um despertar sexual tardio. Neste campo, muitas coisas dependem dos seus primeiros companheiros.
Noutra ordem de coisas, sofre das mesmas afecções que o homem Touro: problemas de garganta, sinusites, perturbações circulatórias, tendência para a celulite e para a congestão. Muitas vezes aparecem quistos de mama ou de ovário, ou também fibromas, depois dos quarenta anos. No entanto, com uma vigilância atenta e regular pode passar a menopausa sem grandes problemas.
Se tem tendência para engordar, é absolutamente indispensável que siga um regime racional, sob controlo médico, mas que não seja demasiado estrito, pois não aguenta muito as privações. Deve fazer desporto ou dança, com o que satisfaz ao mesmo tempo a sua necessidade de exercício e os seus gostos estéticos. Duas horas de barra por semana garantem-lhe uma silhueta de sílfide.
Quanto ao restante, vale para ela o que referimos em relação ao homem nascido no mesmo signo. É aconselhável que depois das refeições tome alguma infusão, de preferência de tília ou de verbena, ou então infusões aromatizadas com flor de laranjeira: são remédios antigos, mas nem por isso menos eficazes.
Os nativos deste signo têm geralmente um bom dormir, excelente meio de recuperação que não devem depreciar sobre nenhum pretexto.
(Continua…)
Texto do Livro: “1000 Formas de Interpretar o Seu Horóscopo”
(…Continuação)
A mulher Touro tem as mesmas virtudes sólidas que o homem deste signo: simplicidade e um carácter directo e bonacheirão, risonho e alegre. É, no entanto, menos desconfiada que o homem Touro, e menos hermética também. A sua personalidade varia muito sensivelmente de acordo com o meio em que se movimenta. Permanece presa às tradições que conheceu na sua juventude. Se é de origem rural, conserva sempre apego pelo campo e um instinto certeiro pelas coisas da terra.
Se nasceu na opulência, dificilmente pode prescindir dela. Se teve uma infância difícil, tende a procurar um rico protector que lhe assegure bem-estar, sobretudo se não possui os meios intelectuais que lhe permitiriam ir em frente sem ajuda. Neste último sentido comporta-se com naturalidade, sem remorsos, convencida de que deve valer-se do que Deus lhe deu: uma beleza perturbadora e a arte de conquistar os homens. Pelo contrário, se nasceu numa família regida pelo sentido do trabalho e da responsabilidade, não tarda a formar um lar ou a consagrar-se de corpo e alma a uma profissão.
A mulher deste signo tem, apesar da sua alegria, um carácter difícil. Por vezes é vingativa e rancorosa, com fortes ataques de cólera que não pode evitar, mesmo que queira. É muito susceptível, e por vezes acredita que se fala mal dela nas suas costas. Aceita mal as críticas e falta-lhe sentido de humor.
Quando a ira a cega, diz coisas de que mais tarde se arrepende; pagaria qualquer coisa nesses momentos para não ter pronunciado certas palavras, mas demasiadas vezes acredita que o que disse ou fez é irreparável.
A abundância tranquiliza-a. Adora que os seus armários estejam cheios e o seu guarda-roupa bem recheado, ou simplesmente ter uma boa conta bancária. Confia mais nas jóias que nos títulos, na terra que no ouro. Adora receber e fá-lo com grande hospitalidade. Prepara excelentes e copiosas refeições. Tem muito desenvolvido o sentido do ritual.
(Continua…)
Texto do Livro: 1000 Formas de Interpretar o seu Horóscopo
Conhecido como a estrela da manhã ou da tarde, Vénus só é visível imediatamente antes do nascer do Sol ou imediatamente depois do pôr do Sol. Na astrologia tradicional, é conhecido como o Benéfico Menor. Tal como Mercúrio, encontra-se entre o Sol e a Terra. Nunca se encontra a mais de 46º do Sol e, por isso, no horóscopo, ou está no mesmo signo que o Sol ou num dos dois signos precedentes ou seguintes.
Na astrologia grega, Vénus é Afrodite, a deusa do amor, de cujo nome deriva a palavra afrodisíaca – o que induz desejo. De Vénus provém a palavra venérea – literalmente “de luxúria”.
Vénus representa um dos impulsos mais óbvios do comportamento humano: a necessidade de nos relacionarmos. A posição de Vénus num mapa indica o potencial de afinidade e intimidade com os outros, e a capacidade de se relacionar consigo mesmo. Este planeta, que reflecte o nível de auto-estima, lembra-nos que uma pessoa que não é capaz de se amar e estimar a si mesma é incapaz de dar e receber afecto ou de estabelecer intimidade.
Vénus é um planeta sociável, simbolizando a necessidade de se encontrar a si mesmo através de relacionamentos externos. Com Vénus num signo compatível, sobretudo com aspectos fáceis, os relacionamentos evoluem livre e facilmente. Vénus num signo incompatível pode sugerir uma frieza ou relações passageiras que, na verdade, mascaram um profundo medo da intimidade.
Vénus é feminino e regula o mundo do amor e de todos os desejos. Através deste, experimentamos a alegria, o êxtase, a luxúria e a natureza da nossa sexualidade.
Os tipos venusianos são geralmente amantes maravilhosos, mas são também amantes da beleza, da arte, da música e da comida. Vénus regula a sensualidade e os prazeres terrenos descobertos pelo tacto, sabor, cheiro, vista e som, como se exemplifica no signo feminino de Touro. Neste sentido, é o princípio oposto a Mercúrio, pois os nossos apetites físicos são uma resposta à necessidade e ao desejo e não uma parte do processo analítico. De facto, os nossos desejos mais poderosos eclipsam a capacidade de julgamento – todos sabemos que tentar argumentar com uma pessoa apaixonada é inútil.
Depois das fases iniciais de atracção e de desejo, seguem-se as artes e habilidades necessárias à construção de um relacionamento com sentido, por isso, o signo masculino de Vénus é Balança, o signo do relacionamento e do companheirismo. Vénus regula os casais, os encontros, os compromissos, os casamentos e as uniões de todos os géneros. Também nos pode falar daqueles que amamos fora de um relacionamento romântico, como amigos íntimos e familiares. Regula principalmente as mulheres como é indicado pelo seu símbolo, que é o símbolo universal do género feminino.
Num mapa de um homem a posição de Vénus indica aquilo que o atrai numa mulher, as qualidades que procura, o que o excita e o que deseja. Vénus é a sua mulher ideal – uma imagem idealizada do feminino que se pode tornar amarga.
Intimamente associada ao sentido do Eu e à própria feminilidade, Vénus no mapa de uma mulher indica como esta se apresenta ao mundo, a linguagem corporal que usa para manifestar a sua feminilidade, o que valoriza em si mesma e quão bem se sente como mulher. É a necessidade de ser bonita.
Tanto no homem como na mulher, Vénus representa a sensualidade, a capacidade de sentir prazer e de satisfazer o desejo sexual. É a necessidade de ser atraente, voluptuoso, hedonista, erótico, amoroso, carinhoso, lascivo ou frígido, dependendo do signo.
Como Benéfico Menor, Vénus regula a beleza e os seus atributos físicos são a boa aparência, beleza, covinhas no rosto, suavidade, formas arredondadas e tendência para o excesso de peso. Também regula os processos de embelezamento, como a maquilhagem, o perfume, as jóias e todo o tipo de adornos.
Em termos de personalidade, anuncia uma natureza amorosa e afectiva, alguém pacífico, sociável e, por vezes preguiçoso. Vénus regula ainda a diversão.
Vénus rege a garganta e os rins. Níveis altos de açúcar no sangue e diabetes, também fazem parte dos domínios de Vénus. Rege também as doenças originadas pela actividade sexual.