sábado, 30 de maio de 2020

MARTE EM TRÂNSITO



O planeta Marte é um dos chamados planetas rápidos. Marte simboliza a energia vital, espontânea, uma agressividade positiva que nos permite combater e vencer. Esta energia dá-nos a força para enfrentarmos o mundo. Marte informa-nos sobre o nosso eu social revelando a nossa maneira de ser, o nosso comportamento em relação aos outros. Também estimula o nosso instinto de autopreservação incitando-nos, por exemplo, a lutar por manter o nosso emprego.

O planeta rege o que a psicanálise chama de “estágio sádico-oral”, que é o do nascimento dos dentes, o desejo de morder, de devorar. O que implica uma certa necessidade de destruir. Mas estes impulsos são vitais, uma agressividade no fundo positiva. Marte ajuda a criança a apossar-se do mundo, isto é, a entrar no mundo dos adultos, o mundo do desconhecido. Quando os seus desejos são impedidos pode surgir a cólera, a raiva e o ódio, e com eles a culpabilidade e o medo. O adulto, por sua vez, se domina essa agressividade pode utilizá-la para bons propósitos.

A mitologia consagra Marte como o deus da guerra. É ação, iniciativa, instinto de conservação. Dá-nos impulso e nos impele a realizar certas coisas. No momento dos trânsitos, permite-nos reconhecer e afirmar os nossos desejos e instrói-nos sobre os meios que podemos usar para alcançar os nossos objetivos. Informa-nos também sobre a nossa emotividade e a nossa sexualidade.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...