sábado, 24 de fevereiro de 2018

CÂNCER ASCENDENTE - CAPRICÓRNIO DESCENDENTE




Com Câncer no Ascendente, consegue-se uma maior realização pessoal através de uma harmonização muito complexa com a natureza sensitiva. Algumas pessoas com Ascendente Câncer (especialmente se no resto da carta há predomínio de água, ou se Neptuno está fortemente destacado) são emocionalmente tão vulneráveis e estão tão indefesas que aprendem a proteger-se cultivando uma carapaça exterior dura e resistente. A sua tarefa consiste em encontrar maneiras de usar a sua sensibilidade em vez de se sentirem sobrecarregados por ela. Quanto aos outros com o mesmo Ascendente (se no resto da carta há muito ar ou muita terra), é provável que não cheguem a perceber com exatidão o muito que ferve por debaixo de uma superfície calma e contida. Este tipo de pessoas atraem para si experiências que enfatizam a necessidade de reconhecer, respeitar e liberar os sentimentos.
A natureza do Caranguejo pode ser uma adequada descrição do Ascendente Câncer. Além de estar pronto numa fração de segundo para se refugiar dentro da sua carapaça, o caranguejo tem uma maneira de se aproximar obliquamente das situações, o que reflete a natureza que tende a evitar os confrontos, deste Signo Ascendente. Como o caranguejo não se sente confortável estando todo o tempo na água, aventura-se a sair a terra, para logo voltar a refugiar-se na água. O Ascendente Câncer também se move com um ritmo de avanço e  retrocesso, como o de uma dança em que dois passos para a frente  alternam com um passo para trás. Câncer na Casa 1 deve aprender a respeitar e com as suas pinças, não o solta facilmente. Aqueles que têm Câncer em Ascendente aderem aos seus sentimentos - sejam estes de dor ou de alegria - e não renunciam facilmente a eles enquanto não sejam superados por outro sentimento mais intenso. Explicações, motivos e racionalizações podem ser perfeitamente convincentes para um signo ascendente de ar, mas não nos levarão muito longe com o caranguejo, e é mesmo possível que o indivíduo as volte contra quem as argumenta.
O Signo de Câncer está associado com o útero e os seios. Os seios proporcionam a nutrição necessária para a nova vida, e o útero é o ambiente perfeito para que algo possa crescer. Se Câncer está no Ascendente, a pessoa aumenta a sua autoconsciência cultivando  as qualidades relacionadas com a preocupação de nutrir, em sentido real e em sentido metafórico, e cuidar dos outros. Seja formando uma família, levando adiante uma empresa comercial ou lutando por uma causa, o indivíduo que tem Ascendente em Câncer floresce e é mãe, uma tendência a demorar-se demasiado no útero simbólico que é a família de origem ou uma procura obstinada da Mãe ideal que perdeu ou que nunca teve, são algumas das tendências que podem manifestar-se com este signo no Ascendente.
O signo oposto, Capricórnio, encontrar-se-á na cúspide da Casa 7, e evoca aquelas qualidades que compensam os extremos de Câncer. Os nativos com Ascendente Câncer podem ver-se inundados e arrastados por ondas de emoção e sentimento, mas manter um relacionamento exige que saibam discriminar entre as emoções que são adequadas e úteis, e aquelas que é necessário peneirar ou manter sob controle. Através da associação cria-se uma estrutura (Capricórnio), dentro da qual podem fluir os sentimentos, de outra maneira caóticos e aleatórios, do indivíduo com  Ascendente Câncer. São pessoas que podem realizar a sua própria necessidade de êxito no mundo ajudando outros a triunfar e a estabelecer-se (Capricórnio na Casa 7). Com este posicionamento, tendem  a procurar um parceiro que lhes ofereça segurança, força e estabilidade. De todas as maneiras, em algum momento o Ascendente Câncer necessitará encontrar essas qualidades dentro de si, em vez de continuar de fora.
Este Ascendente dá frequentemente as características redonda, recetiva e agradável. Pode dar também uma aparência branda e carnuda, com tendência ao aumento de peso e à retenção de líquidos. É possível que haja uma desproporção entre a parte superior do corpo e o resto do tronco.
O compositor austríaco Franz Schubert nasceu com Ascendente Câncer e o seu regente, a Lua,  em Peixes na Casa 10: uma configuração adequada para um homem que expressou tão abundantemente o sentimento ao longo da sua carreira musical.
Vincent Van Gogh tinha Ascendente Câncer com a Lua fazendo quadratura com Neptuno, Marte e Vénus. A sua vida errática é um bom exemplo dos extremos de sensibilidade e caos emocional que estão associados a este Signo Ascendente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...