segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MERCÚRIO NATAL NAS CASAS




Cada planeta tem certas associações com os deuses e deusas de Mitologia Grega e Romana.
As actividades características de Hermes grego e de Mercúrio romano, esclarecem a função e o significado deste planeta e a forma como se expressa através das diferentes casas do Zodíaco.
Mercúrio era o mensageiro dos deuses, narrando os eventos e distribuindo a informação.
De maneira semelhante o planeta Mercúrio na Carta Natal, é associado com o funcionamento da mente, do intelecto, e com as diversas formas do intercâmbio de informação, como podem ser o discurso escrito e falado, o ensino e as viagens.
O mito conta-nos que, pouco tempo depois de nascer, Mercúrio sentiu-se aborrecido ao ver-se seguro e protegido no seu berço, de modo que o abandonou o mais rapidamente que lhe foi possível, em busca de algo mais interessante para fazer.
Também a casa onde se encontra Mercúrio na Carta Natal, indica um campo vital onde nos sentimos inquietos, curiosos e inquisitivos.
Como um menino que cresce fascinado por todas as coisas diferentes que há no mundo para tocar, conhecer e descobrir, embarcamos na indagação que conduz à descoberta de como funciona a vida.
O mito sempre apresentou Mercúrio como um jovem, jamais como um velho. A casa onde está posicionado este planeta, define qual é a esfera da vida onde podemos manter-nos eternamente jovens, conservando uma perspectiva renovada e aberta.
Mercúrio era árbitro e fazedor de convénios. Ante os diversos deuses defendia causas diferentes. Uma das suas primeiras acções, ao nascer, foi fazer oferendas às doze grandes divindades do Olimpo. Era também um ladrão notório, que sempre roubava algo dos outros deuses (tal como as vacas de Apolo e o cinturão de Afrodite). Era uma espécie de génio cósmico, capaz de assumir parte das qualidades de todos e de cada um dos deuses.
Também em Astrologia, na casa onde se encontra Mercúrio, mostra um alto grau de adaptabilidade e versatilidade por um lado, e de volubilidade e inconstância, por outro.
No primeiro momento em que cremos que o apanhámos, escapa-se, desaparece e volta a aparecer noutro lugar com um ponto de vista diferente.
Como o deus Mercúrio, também a mente é uma espécie de embusteira. O intelecto permite-nos ser objectivos e analíticos, mas com muita frequência engana-nos, deformando os factos para adequá-los a qualquer coisa que queremos justificar.
Mercúrio levava aos mortais humanos as mensagens dos deuses. Neste sentido, representa um processo que se dá em todos nós e que permite que se estabeleça uma ponte entre o entendimento superior e a realidade quotidiana, entre o consciente e o inconsciente, entre o eu e o meio ambiente. A mente pode separar-nos dos outros, mas é por intervenção dela que a nossa consciência pode expandir-se até ganhar uma percepção mais ampla da interconexão de todas as formas de vida.
A mente é capaz de separar ou unir, e a casa que Mercúrio ocupa mostra-nos onde se dá a probabilidade de nos entrincheirarmos num canto ou de nos abrirmos para contactar com outras pessoas e entendê-las e entendermo-nos melhor.
Vale a pena reflectir sobre algo que foi dito há quase dois mil anos, pelo filósofo Epicleto “o que nos inquieta não são as coisas, mas sim a opinião que temos delas.”
É provável que na casa de Mercúrio, nem sempre possamos mudar o Mundo, mas sempre podemos fazer algo com a nossa maneira de olhá-lo.
Mercúrio está associado com dois signos, Gémeos e Virgem, que representam duas funções complementares deste planeta.
O lado geminiano de Mercúrio é hábil para reunir informação e relacionar entre si os diferentes aspectos da vida. O seu componente Virgem, por seu lado, disseca e esmiúça as coisas, analisando detalhadamente cada elemento.
Uma casa em Gémeos mobiliza as qualidades cambiantes comunicativas e inquietas de Mercúrio. É ali que temos tendência a estar em actividade constante, e donde com frequência nos dispersamos um pouco.
Virgem na cúspide de uma casa ou contida nela, evoca aquele lado de Mercúrio que é preciso, crítico e está pendente do detalhe. Enquanto que Gémeos gosta de saber algo de uma grande quantidade de coisas, Virgem prefere saber muito de poucas coisas. Na casa de Gémeos vamos em busca de conhecimento pelo conhecimento em si. Na casa de Virgem adquirimos conhecimentos para os usar de maneira prática e construtiva.
A casa onde se encontra Mercúrio estará de alguma maneira conectada com qualquer casa que esteja em Gémeos, e também com qualquer casa que se encontre em Virgem.
Por exemplo, Óscar Wilde, nasceu com Mercúrio em Escorpião na casa 3 e Gémeos na cúspide da casa 10, o que relaciona a casa e o planeta da comunicação (Mercúrio na casa 3) com a profissão e a carreira (casa 10). Mas, o seu Mercúrio na casa 3 está vinculado também com o seu Ascendente, porque Virgem está na cúspide da casa 1. Wilde enfrentou-se com a vida (casa1) equipado com um intelecto afiado como uma navalha e um espírito ameaçadoramente incisivo (Mercúrio em Escorpião na casa 3)
  

4 comentários:

  1. Siala, grata pelas tuas palavras e pela visita.

    Namasté

    ResponderEliminar
  2. Adelaide,

    Vou aproveitar este Mercúrio para lhe enviar um abraço de parabéns pelo seu aniversário, hoje.

    Que tenha um dia feliz!

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  3. António,

    Muito obrigada pela lembrança do meu aniversário :))
    Tenho andado fugida rsrs.

    Um grande abraço

    Adelaide

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...