domingo, 20 de junho de 2010

VEM AÍ O ECLIPSE LUNAR



Os eclipses lunares acontecem na Lua Cheia, quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, estando alinhados entre si com exactidão.
Os eclipses podem ser parciais ou totais, sendo os últimos considerados mais potentes em termos de simbolismo. Este fenómeno (eclipse lunar) ocorre uma ou duas vezes por ano. O eclipse lunar que vai ocorrer no dia 26 deste mês, é parcial e acontece em Capricórnio no 4º 46'. Não é visível em Portugal. Será avistado na Autrália, Ásia Oriental acabando na América do Norte.
A origem da palavra eclipse, vem do grego, que significa “desmaio”. O seu significado mais essencial deriva do próprio nome – ocultamento, perda de luz.
Existem várias correntes de pensamento para a interpretação dos eclipses. Uma delas considera que são de mau presságio, pois as imagens dos eclipses apontam para simbolismos como uma luz a desaparecer, projecção de sombra ou perda de poder. Existe também um sabor de morte e de renascimento – a luz a desaparecer e a voltar. Vistos deste modo os eclipses recaem mais na categoria de presságio – fenómenos espontâneos que assinalam mudanças na vida de um indivíduo ou de uma nação.
A outra corrente de pensamento vê nos eclipses testemunhos poderosos dos trânsitos. Pensa-se que os eclipses, não são unicamente portadores de desastres, embora o possam ser, mas que sensitizam quando caem por conjunção, oposição, quadratura ou outro qualquer aspecto, num planeta natal ou progredido e ângulos, na carta natal dum indivíduo ou de uma nação.
Um eclipse traz à superfície tudo o que estava submerso e põe em evidência energias ocultas. Os efeitos do eclipse podem ser pessoais e colectivos.
O efeito pessoal ocorre quando alguma coisa no mapa do indivíduo é activada dando origem a situações inesperadas. Devemos ter em conta, os aspectos que o eclipse faz com o ou os planetas natais e ângulos do mapa, bem como o signo, o elemento e a casa onde ele se dá.
O efeito colectivo é sentido através de eventos que ocorrem no mundo exterior.
O efeito do eclipse atinge o seu pico no mês que precede o fenómeno propriamente dito. Se o eclipse estiver em aspecto com um planeta no mapa natal ou ângulo, o efeito será sentido durante os seis meses seguintes. Se dentro deste prazo houver algum planeta a transitar pelo grau onde se deu o fenómeno, o efeito será reiterado.
Um eclipse é, na verdade, um trânsito no nosso mapa natal. A orbe normalmente atribuída é de 2 graus, embora para o Sol, Lua ou planeta regente possa chegar a 4 graus.
Quando um eclipse activa um ponto sensível no mapa natal de um indivíduo, este sente-se impelido a abrir mão de tudo o que ficou retido no passado. Muitas vezes é um período em que anjos e demónios interiores são enfrentados.
Os eclipses lunares em particular, podem ser períodos de grande conflito interior, em que as pessoas questionam convicções profundamente enraizadas acerca de si mesmas.
O efeito do eclipse é afectado pelo elemento em que o fenómeno ocorre, criando uma oportunidade na parte da vida representada por esse elemento:
Em signos de fogo, o eclipse estimula o fluxo de energia e actividade.
Em signos de terra, estímulo da existência física e material.
Em signos de ar, estímulo dos processos mentais e de comunicação.
Em signos de água, estímulo das emoções e as questões relacionadas com a segurança.
A casa onde o eclipse ocorre indica a área da vida que requer purificação. Pode acontecer que tenhamos que nos libertar de atitudes antigas, alterar o nosso comportamento, renunciar ao passado e aceitar um fim. A relutância em aceitar este processo pode desencadear uma crise, em especial se a casa estiver também a ser ocupada por um planeta em movimento a transitar o grau do eclipse. Esta crise abre caminho para um renascimento e para o aparecimento de novas possibilidades consoante a natureza da casa.

16 comentários:

  1. Adelaide,

    Pois é!! Com a minha Vénus em Câncer, grau 4, tá bom de ver que a oposição no eclipse vai ser forte.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. António,

    Está mais ou menos como eu. Também Vénus no grau 4 em quadratura:) Já reparou que Plutão R Tr no mesmo grau do eclipse vai dentro de pouco tempo quando ficar directo passar mesmo pelo 4º 46' do eclipse? Talvez não traga só coisas más, quem sabe? Uma renovação! Esperemos, cá estaremos para ver :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Querida, que saudades de vir aqui!!!!
    Excelente artigo, muito instrutivo.
    Bjos do amigo

    ResponderEliminar
  4. Muito bom este seu artigo sobre eclipse.
    Me ajudou a compreender um pouco mais sobre este assunto.
    Fico no entanto perdida quando tento encaixar esta situação no meu mapa natal. Não tem jeito mesmo...eu sinto o que está para vir mais não sei identificar de outra maneira.
    Excelente análise Adelaide!
    Parabéns!
    beijos
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  5. Marcelo,

    Também eu já tinha saudades de partilhar as minhas modestas ideias e pesquisas.
    Grata pela sua visita e palavras tão gentis. Já de seguida irei ao seu blog aprender mais alguma coisa sobre este tema dos eclipses

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Astrid,

    Que bom vê-la por aqui. Ontem tentei algumas vezes mas não consegui deixar comentário no seu blog. Por outro lado, noutros carregava 1 vez e saiam 2 LOL.
    Astrid estive a ver o seu mapa e acho pela minha pouca experiência neste tema, que será mais emocional, uma certa confusão entre sentimentos e tomada de decisões. No entanto, ocorrerão mudanças e a Astrid tem a "faca e o queijo na mão" para que elas aconteçam. No entanto, não se fie muito em mim. Sou novata nos eclipses. Depois diz-me se acertei se assim o entender :))
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Quanta gentileza Adelaide!
    Vou refletir a respeito...sinto sim, mudanças no ar...mas nem imagino quais.
    Vamos aguardar depois te conto,OK?
    Eu copiei este seu artigo para guardar junto com o do Marcelo e do António...
    São referências para o meu estudo.
    Um grande beijo muito agradecido por mais este carinho.
    Astrid Annabelle

    Ontem e hoje, o Blogger, em alguns blogs está mesmo dando defeito quando postamos comentários.
    Relaxa...isso passa...valeu a intenção!

    ResponderEliminar
  8. Maravilhoso seu blog, vou linka-lo ao meu. Visite - www.filosofia-esoterica.blogspot.com

    Parabéns, textos maravilhosos, de grande profundidade.
    Muita luz em seu caminho.

    ResponderEliminar
  9. Gisele,
    Muito obrigada pelas suas palavras.
    Fui visitar o seu blog e achei muita coisa de que ando em busca há algum tempo.
    Estou-a seguindo. Grata pela partilha.

    Muita Luz

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Adelaide!
    Linkei este seu post ao meu de hoje.
    Quando puder dê uma conferida,OK?
    Beijos
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  11. Astrid,

    Muito obrigada pelo link.
    Já lá fui ler aquele texto admirável!
    Bom fim-de-semana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. mas q horas q vai ser??????????????????????????????

    ResponderEliminar
  13. q horas vai ser o eclipse lunar?//////////////

    ResponderEliminar
  14. Anónimo da 02.02

    Em Portugal deu-se cerca da 11h 38m aproximadamente.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 4h 20m

    Em Portugal o ecipse deu-se cerca 11h e 38m do dia 26 de Junho do correnre ano.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...