sábado, 12 de junho de 2010

MARTE







Regente de Carneiro e Escorpião
Exaltação em Capricórnio
Queda em Caranguejo
Exílio em Balança
Dia da semana 3ª feira
Cor vermelho
Metal ferro

Palavras-Chave – Vontade, acção, auto-afirmação, agressão, virilidade, auto-preservação, luxúria, paixão, sexualidade masculina, energia, calor, fúria, angústia, raiva, machismo, vigor, impaciência e ânsia.




Marte leva dois anos a percorrer o Zodíaco. Na Astrologia Tradicional é conhecido como o Maléfico Menor, na Astrologia Grega é Ares o deus da guerra
Simbolizando uma força primitiva, iniciadora, a posição do planeta Marte num mapa indica o quanto o indivíduo é determinado. Marte personifica o desejo de conquista e o instinto de sobrevivência, estando associado à virilidade, à paixão, à masculinidade e à potência.
Dinâmico e voluntário, Marte está de tal forma preocupado com as suas necessidades que pode parecer anti-social. A necessidade de revolucionar ou defender e preservar o que já foi adquirido pode manifestar-se como auto-afirmação ou agressão, consoante o posicionamento de Marte. A sua força pode ser sentida como uma chama de revolta fortalecedora, purificadora, ou como um sentimento sórdido de raiva e rancor. Quando Marte está posicionado num signo auto defensivo, o seu efeito é exacerbar esta característica.
Quando está bem posicionado, Marte impõe-se e consegue o que quer, mantendo-se firme perante os obstáculos. Com aspectos difíceis, porém, Marte pode revelar crueldade e agressão descontrolada. Uma característica típica das pessoas com Marte forte ou com Marte num signo de fogo é serem tempestuosas. Refreado pela terra, a fúria leva mais tempo a vir à superfície, mas quando o faz é explosiva. Em signos fixos, a cólera marciana converte-se em rancor e ressentimento. Pelo contrário, quando posicionado num signo de ar, Marte presta-se a queixas e a acessos de raiva gratuitos.
Um Marte bloqueado sente-se indefeso, impotente, frustrado ou apático. Em signos de fogo, a auto afirmação depressa se transforma em agressão. Signos de fogo não se deixam envolver em conflitos quando não querem, mas lutam até à morte para defenderem o que acham justo. Em signos de água a vontade pode parecer fraca – embora, paradoxalmente, tanto Escorpião como Caranguejo tenham força de vontade. Em signos de ar, a vontade pode ser difusa, pelo que o tempo é mais dedicado ao planeamento do que à acção. Não obstante, Marte pode afirmar-se através de comunicação clara e está sempre disposto a dialogar. Em signos de ar, a auto preservação traduz-se em esperteza e astúcia. Quando Marte está num dos resolutos signos de terra, a inércia pode ser um problema. Por outro lado Marte em terra revela um forte sentido de auto preservação e, se necessário, está disposto a enfrentar desafios.
Marte descreve o tipo de homem que uma mulher atrai e pelo qual se sente atraída. Indica a força da sua libido a forma como é expressa e se a mulher se sente à vontade com o lado masculino do seu carácter.
Num mapa masculino, Marte indica o modo como o homem lida com a própria masculinidade e como é visto pelas mulheres da sua vida.
A paixão de Marte coincide com o impulso de desfrutar todos os aspectos da vida. Em signos de fogo, Marte é vulcânico: a paixão emerge de forma espontânea, repentina. Nos românticos signos de água, a paixão não é tão evidente, embora possa ser igualmente forte. Estes signos preferem uma abordagem gradual, que lhes permita saborear a emoção do momento. Na pragmática e sensual terra, Marte é mais directo, sugerindo uma personalidade sem dificuldades em expressar desejo. Pessoas com Marte em ar tendem para uma paixão mais mental que física.
Um Marte bem posicionado sugere um carácter competitivo, que se impõe. Impacientes, insensíveis e brutas, pessoas sintonizadas com Marte são capazes de passar por cima dos outros quando querem alguma coisa. Mas embora seja descuidado, Marte não é falso. Um impulso agressivo de auto preservação é mediado pelo signo onde o planeta está posicionado, podendo actuar de forma velada ou óbvia.
Tradicionalmente, quando Marte está bem posicionado a disposição é corajosa e destemida, embora irascível. Estando mal posicionado, a disposição é violenta, conflituosa e pérfida.
Na saúde Marte rege a cabeça e o nariz, ferimentos no rosto ou no crânio. Enxaquecas, sinusite, dor ardente, queimaduras, cicatrizes, febres, erupções, infecções e inflamações.





2 comentários:

  1. Adelaide

    Peço imensa desculpa, mas não me tinha apercebido que retomara os posts neste blogue. Parabéns. Agora vou ler os posts recentes com muita atenção.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. António,

    Grata pela sua visita.
    Já tinha saudades deste espaço, mas as oportunidades de me poder dedicar um pouco ao blog parece que andavam a brincar comigo ao gato e ao rato :) Havia sempre qualquer coisa a impedir. Parece que chegou a hora de voltar.

    Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...