quarta-feira, 16 de junho de 2010

CASA IV








Casa de Caranguejo e da Lua
Casa Angular
Elemento água
Polaridade feminina
Qualidade Cardinal

Palavras-Chave: - Lar, pais, infância, padrões herdados, ambiente familiar, vida doméstica, segurança, origens, o que está escondido, introspecção, introversão e também o fim dos empreendimentos e o final das nossas vidas.

A quarta Casa começa com a sua cúspide no Fundo do Céu. O Fundo do Céu é a raiz do Eu interior. Simboliza a segurança básica, aquilo que permite a uma pessoa sentir-se segura. Além disso representa o lar, a família, as origens do indivíduo, indicando a facilidade com que este se integra na família. O que para alguns é seguro, para outros pode não ser. Um indivíduo com o FC Escorpião, por exemplo, terá crescido entre traumas e tragédias, pelo que encontra segurança nisso. Porque ocorreu nos primeiros anos de vida, estas experiências são familiares – e mais tarde recriadas inconscientemente. É no FC que têm origem padrões autodestruidores, o que explica por que motivo a violência ou os traumas podem ser tão aliciantes.
O Eu interior encontra-se isolado nas profundezas do FC. É lá que temos de procurar, se nos quisermos conhecer plenamente. Consoante o signo, a paisagem interior pode ser segura ou perigosa, monótona, ou emocionante, imaginativa ou pragmática, ordenada ou elástica. O FC indica quão introspectiva uma pessoa é e se lhe é ou não fácil explorar as profundezas da alma.
A quarta casa representa o lar, a base a partir da qual, a pessoa pode aventurar-se pelo mundo.
Se se encontrar num signo de água, é provável que esta casa tenha uma forte carga emocional e que a necessidade de ter de partir seja temida. Se se situa num signo de fogo demonstra que a pessoa é confiante nesta esfera. No caso desta casa se encontrar num signo de ar o indivíduo baseia-se na harmonia mental. Situada em signos de terra são lugares de protecção e apoio.
O lar é o sítio onde nos sentimos mais seguros. A noção interiorizada de lar e segurança dependerá das experiências da primeira infância, descritas pelos planetas, signo (s) e regente. Vejamos o exemplo - se a quarta casa em Escorpião indica a presença de conflitos latentes, se se encontrar em Caranguejo aponta para um lar protector (que pode no entanto, ter uma mãe possessiva). A experiência inicial do lar é reproduzida na vida adulta.
A quarta Casa indica qual dos progenitores será responsável pelos cuidados primários. Os planetas na quarta casa representam modelos de pai ou de mãe interiorizados. A criança reconhece aquilo que está programada para esperar, portanto, sempre que o pai ou a mãe se comporta como tal, o modelo é reforçado: Plutão, é forte, dominador e manipulador; Úrano, instável, rebelde e imprevisível; Neptuno, é uma ilusão de perfeição na qual não se pode confiar.
A Lua indica um pai delicado que compreende os sentimentos do filho.
Quiron, um pai cuja ferida está a afectar o ambiente doméstico. Muitos mais exemplos haveria.
Esta casa mostra-nos afinal, como nós vemos os nossos pais. Será muito importante ter sempre presente o mapa dos pais para se poder averiguar melhor o histórico de quem estamos a consultar.









5 comentários:

  1. Olá Adelaide
    Achei teu blog passeando pelo blog Memórias de vidas passadas.
    Me chamou a atenção pelo teu nome e sobrenome.
    Meu nome é Alzira e minha familia é de Portugal, Beira Alta. E tenho uma prima de nome Adelaide Figueiredo, da qual não tenho notícas à muito tempo.
    Resolvi arriscar e te escrever.
    O nome de minha mãe era Maria Encarnação do Santos, filha de Arminda dos Santos, a localidade era Póvoa Dão.
    Se não for você, peço desculpas, mas não resisti.
    Minha gratidão.
    Alzira

    ResponderEliminar
  2. Olá Alzira,

    Tenho pena mas não sou a pessoa que procura. O meu apelido Figueiredo é de casamento.
    Não tem qualquer problema em me ter contactado. Pela Internet o Mumdo parece que fica mais pequeno e quem sabe não vai um dia destes encontrar a sua prima? Já agora, dou-lhe uma dica, esperimente no Facebook. Quem sabe?...
    Não encontrou a sua prima, no entanto, encontrou mais um blog e eu também encontrei o seu.
    Grata pela visita

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a atenção e já estou te seguindo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ola! Gostei muito do seu blog, bastante esclarecedor!

    ResponderEliminar
  5. Lara,

    Grata pela visita e pelas palavras generosas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...