domingo, 7 de junho de 2009

HISTÓRIA DA ASTROLOGIA - PRÉ-HISTÓRIA


PRÉ-HISTÓRIA

É impossível dizer quando é que o Homem se apercebeu de que os movimentos dos planetas poderiam ter um efeito sobre todos nós. Sabemos, porém, que 1500 anos a.C. existiam tabelas que definiam as horas em que os planetas nasciam e se punham e que em 1000 a.C. os astrólogos entendiam que os céus eram um grande círculo em volta do qual esses seres giravam.

MAPAS DE ESTRELAS E BESTAS MÍTICAS

O efeito do Sol sobre a Terra é bastante evidente pela luz e calor que fornece, e o da Lua é quase igualmente visível. Cria as marés, por exemplo, e influencia plantas e animais básicos e o ciclo menstrual. Embora não haja certezas, é razoável supor que esses efeitos foram constatados muito antes do advento da escrita e que, aos poucos, se notaram e estudaram os efeitos mais subtis de outros planetas.
No século I a.C., Cícero deu uma explicação interessante para o desenvolvimento da astrologia:
"Os egípcios e babilónios residem em planícies vastas onde não há montanhas que obstruam a visão do hemisfério inteiro e, por isso, dedicaram-se sobretudo àquele tipo de adivinhação chamado astrologia."
Não só no Médio Oriente, mas também no Extremo Oriente e nas civilizações inca, maia e mexicana, os planetas visíveis a olho nu - Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno - foram considerados deuses influentes.


PRIMEIROS ASTRÓLOGOS

Os astrónomos/astrólogos (e durante séculos um nome aplicava-se a ambos) observaram o modo estranho como os planetas se comportavam - às vezes hesitavam, ás vezes pareciam mover-se para trás, às vezes encontravam-se e depois separavam-se - e começaram a criar uma teoria com bases nesses movimentos, bem como, nos misteriosos e assustadores eclipses do Sol e da Lua. Os primeiros astrólogos cujos nomes conhecemos viveram no Século VII a.C., nos reinados de Sarandon da Babilónia (681-668 a.C.) e do seu sucessor Assurbanipal. Astrólogos como Akkullanu, Balasi e Nabuaheriba trabalharam em quartos anexos ao Templo Ea (o deus dos Oráculos) e aconselharam os reis. A sua influência era enorme: o rei não dava nenhum passo importante sem o conselho dos seus astrólogos.


O ZODÍACO

Algures entre os séculos V e VII a.C., a rota do Sol em volta da Terra foi dividida em doze partes, ocupando cada uma 30º graus dos 360º do círculo do Zodíaco. Cada parte estava marcada por uma constelação específica e correspondia a um mês específico.

No século V a.C., os astrónomos começaram a conceber formas de medirem os movimentos dos corpos celestiais, tornando-se possível desenvolver todo o sistema de astrologia e aprofundá-lo. Da Babilónia, o estudo dos céus estendeu-se à Grécia, onde os matemáticos o desenvolveram ainda mais. No século I d.C., já tinha uma forma que hoje reconhecemos - para traçar e interpretar um horóscopo, os astrólogos do seculo XXI ainda usam mais ou menos as mesmas regras que os seus antigos antecessores.

Desconhece-se como nasceram as criaturas míticas do Zodíaco - a Virgem, os Peixes, o Carneiro e os outros. Os astrólogos afirmam que as associações entre os signos e os planetas e determinadas características humanas se fizeram empiricamente, e há vários indícios de que a elaboração das técnicas astrológicas resultou, não de conjecturas paranormais, nem sequer do inconsciente simbólico, mas (como na ciência) da observação e elaboração cuidadosa de registos.

O crescimento da astrologia fora da Babilónia e da Assíria tomou rumos muito diferentes. O interesse dos persas pelos planetas, por exemplo, era bastante distinto da astrologia ocidental, e a astrologia islâmica ainda mais, tendo na sua origem as fontes grega, indiana e persa. Os muçulmanos interessavam-se muito por o assunto e eram incentivados pelo Alcorão. "Foi Ele que criou as estrelas para que possas orientar o teu caminho por elas na escuridão de terra e do mar." Ao mesmo tempo os chineses desenvolveram a sua própria versão de um Zodíaco, com 12 anos consecutivos representados por 12 animais. De facto, poucas civilizações cresceram sem a ajuda daqueles que afirmavam ver a forma do presente e do futuro no comportamento das estrelas.

Texto de "Astrologia" de Júlia e DereK Parker

10 comentários:

  1. Olá Adelaide

    Que belo post! Estou encantada com o livro que estou a ler actualmente, "A History of Horospic Astrology - From the Babylonian Period to the Modern Age" de James Herchel Holden, AFA.

    O livro dá-nos uma percepção extraordinária de como a astrologia evoluíu ao longo dos tempos e que elementos eram utilizados e quando e como foram sendo feitas adições, é extraordinário para ter uma visão global da Astrologia e como ao longo da História, assim como hoje, cada Astrólogo adopta os elementos que lhe parecem fazer mais sentido e descarta outros, obviamente pelos motivos mais diversos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adelaide,
    Muito interessante que durante bom tempo astrônomos e astrólogos recebiam o mesmo nome.
    Hum...
    :)

    ResponderEliminar
  3. Adelaide,

    Muito interessante. É sempre positivo desbravar caminhos. É o que a Adelaide está a fazer neste seu espaço. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Olá Sam,

    Acho que se deve ter uma noção como chegámos até aos nossos dias em matéria de astrologia. Este foi um de alguns textos que tenho para publicar. De vez em quando, para não cansar e nos ir mantendo informados da História da Astrologia, assunto que tem sido tão mal tratado, principalmente por oa que se dizem sábios :)

    Beijinhos e bom feriado.

    ResponderEliminar
  5. Adriana,

    Eles tinham o mesmo nome, mas penso que eles se dedicaram primeiro a estudar mesmo os movimentos dos astros daí - astrónomos, e só depois os começaram a associar aos factos da vida das pessoas - Astrólogos. Como nessa altura ainda não havia muita comunicação e era um estudo tão rudimentar deve ser por isso que lhes davam o mesmo nome sem separação de funções :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. António,

    Muito obrigada por ter vindo.
    Publiquei este texto porque o achei interessante. Afinal se conhecermos um pouco da História da Astrologia, perceberemos que o Homem sempre tentou seguir o movimento dos astros, talvez inconscientemente, para se conhecer melhor e gerir o seu presente e o seu futuro. Afinal está lá tudo. Só é preciso saber ler as estrelas - este bocadinho já é meu :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá Adelaide gostei muito de ler este post.Beijinhos e bons feriados.

    ResponderEliminar
  8. Maria de Fátima,

    Muito obrigada pela sua visita.

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Adelaide!
    Gosto muito de aprender...parabéns por seu blog. Está a cada dia melhor!
    Esta frase mexeu comigo:
    ""Foi Ele que criou as estrelas para que possas orientar o teu caminho por elas na escuridão de terra e do mar."
    Lindo!
    beijo
    Astrid

    ResponderEliminar
  10. Olá Astrid,

    Ainda bem que gostou. De facto é uma frase interessante e se pensarmos bem, cheia de sentido e verdade.

    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...