sábado, 22 de fevereiro de 2025

NEPTUNO NATAL NA CASA 4


 Pode mudar várias vezes de residência e sentir-se um tanto confuso sobre as suas raízes. É provável que os seus pais sejam estrangeiros ou que tenham ascendência estrangeira, ou alguma característica não muito comum no seu ambiente social. Tem dificuldade em fixar o seu próprio lar e só encontrará paz e estabilidade no seu interior. É provável que um dos seus pais demonstre uma atitude escapista diante dos problemas, o que gera mais dúvidas e inseguranças em si.

 A sua infância e início de vida familiar foram marcadas pela confusão ou por pessoas com imaginações, aspirações ou fantasias ativamente incomuns. É difícil para si ver a sua infância e o seu relacionamento com os seus pais de uma forma realista e clara.  Pode procurar o lar ideal e amoroso que desejava ter ou que acha que teve quando criança. Encontrar a paz interior e um sentido de segurança emocional interna é muito importante para si.

Uma mulher que tinha este posicionamento, disse-me uma vez que se sentia como se tivesse engolido um espelho. Do mais profundo de si mesmos, aqueles com Neptuno na 4ª casa absorvem e refletem as influências atmosféricas que os cercam. Se possível, essas pessoas devem ser cautelosas ao selecionar o ambiente em que vivem. Mas é claro que discriminação e liberdade de escolha nem sempre fazem parte do mesmo menu de Neptuno.

Este é um posicionamento muito difícil de delimitar, e já o vi funcionar de várias maneiras. Algumas pessoas que o possuem, independentemente dos aspetos que forme Neptuno, contaram-me com admiração e deleite sobre a natureza idílica da sua vida familiar inicial: crianças brincando no jardim, a terna proximidade da família, a mãe amassando o pão enquanto o pai segurava as crianças no colo e o avô contava histórias para elas, esse tipo de coisas. E para muitas pessoas, um Neptuno positivo na 4ª casa indica este tipo de antecedentes familiares que, na medida em que proporciona amor e apoio, constituem uma excelente base para o desenvolvimento posterior. No entanto, parece que muitas destas pessoas passam boa parte dos últimos anos desejando voltar a essa época novamente, comparando os problemas e a escravidão da vida adulta, aos bons dias de outrora.

 Alguns, também dão a impressão de se terem fundido até tal ponto com a família que nunca alcançaram um sentimento mais individual da sua própria identidade. A maneira como eles sentem e pensam, os seus gostos, opiniões e preferências refletem aqueles da sua casa de infância, e nada mais. É provável que eles venham do que os terapeutas familiares chamam de famílias "fechadas": famílias que vivem confinadas em sistemas fechados, onde há regras não escritas estipulando que ninguém se deve comportar de forma diferente do esperado, para não perturbar os outros ou causar desarmonia intolerável. O preço que Neptuno paga por permanecer dentro da estrutura de segurança oferecida por tal família é a perda da sua identidade pessoal e liberdade.

Outros que têm este posicionamento começam a contar-me sobre as alegrias que tiveram na infância e depois, com os olhos no chão e baixando a voz, vão para as sombras: Neptuno voltou aos seus velhos truques e pede adaptação e sacrifício. Lembro-me de uma mulher que tinha esse posicionamento no seu mapa e que me descreveu as delícias da sua infância: Se, como diz o ditado, tudo é uma questão da cor do vidro através do qual se vê, a cor preferida de quem tem Neptuno na casa 4 é o rosa.

 Não é fácil tirar conclusões coerentes disto, mas há algumas coisas concretas que podem ser ditas sobre esta posição. São nativos que geralmente terão de fazer sacrifícios no ambiente familiar. Por exemplo, esta posição de Neptuno aparece nos mapas de pessoas que na infância tiveram de ser extremamente calmas e controladas para não aborrecer um dos pais, que sofria de uma doença crônica. Noutros casos que vi, eles foram criados num ambiente coletivo, como um internato ou um orfanato. Às vezes, o lar também era a instituição onde os pais trabalhavam, de modo que, mesmo que não estivessem ausentes, nem sempre estavam disponíveis para a criança. E como ela tinha de ver os seus pais continuamente dando tempo e atenção a outras pessoas, isso causava ciúmes, insegurança e sofrimento.

 Quando Neptuno apresenta aspetos difíceis, isso pode indicar famílias que se desorganizaram ou se dissolveram por algum motivo. Em certos casos, Neptuno na casa 4 pode até significar sacrifício ou abandono da pátria. Sigmund Freud, por exemplo, que fugiu da Áustria dos nazis, nasceu com Neptuno em Peixes na 4ª casa. Saturno em Gêmeos na 8ª casa faz quadratura com Neptuno na 4ª casa, e sabemos o que ele pensava sobre as tendências ocultas no ambiente doméstico dos seus primeiros anos. Da mesma forma, Neptuno na Casa 4 pode indicar a renúncia à própria tradição e aos modelos familiares, como foi o caso do Duque de Windsor (Neptuno em Gêmeos na 4ª Casa, como regente de Peixes na 1ª Casa). Outros procurarão um lar, o que não necessariamente tem a ver com laços de sangue. A casa pode ser usada como ponto de encontro para grupos de meditação, para sessões de experimentação parapsicológica ou como refúgio para músicos e artistas. Quem tem Neptuno na 4ª casa pode ser muito feliz se viver perto do mar.

Se for aceite que a casa 4 se refere ao pai (o progenitor oculto), então ele será o portador de parte da projeção de Neptuno. Para alguns, isso denota um pai muito sensível, terno e afetuoso, muitas vezes poético e romântico. O pai pode ser extremamente idealizado e causar deceção quando, posteriormente, é observado com mais realismo. Também pode indicar um progenitor ausente ou desaparecido, de quem a criança não tem nada mais do que uma vaga memória ou uma imagem pouco clara. Já vi casos em que o pai pertencia mais ao mundo do que ao filho: era um médico ocupado, um político ou diplomata, um ator conhecido ou um famoso cantor de ópera. Nestes casos, os filhos são convidados a renunciar ao pai pessoal, e muitas vezes têm de procurar dentro de si as formas de amor e de apoio que o viram tão generosamente proporcionar aos outros.

 Neptuno nesta casa costuma ser uma indicação de segredos mais ou menos terríveis na família: um pai - ou mãe, ou outro parente próximo - que é alcoólatra, viciado em drogas ou com transtorno mental. Nalguns mapas que vi com este posicionamento não havia certeza de quem era o verdadeiro pai. Dessas pessoas, apenas duas descobriram, durante a vida adulta, que o homem que consideravam pai não era realmente seu pai.

Esta posição evoca profundas nostalgias espirituais que muitas vezes só surgem na segunda metade da vida. Hermann Hesse, que imortalizou a busca espiritual no seu livro Siddhartha, tinha Neptuno em Touro na casa 4, governando Peixes na casa 3, a casa da escrita e das comunicações.

Segundo muitos textos, os últimos anos de quem tem Neptuno nesta casa podem ser caracterizados por um isolamento pacífico, durante o qual se desligam silenciosamente da vida. Existe, no entanto, o perigo destas pessoas regressarem à situação de crianças indefesas, especialmente se sentirem que as suas necessidades nunca foram realmente tidas em conta quando eram pequenas. A forma como começamos a vida é muitas vezes a forma como a terminamos... a menos que tragamos esses padrões inconscientes da infância para a superfície da consciência e façamos algo para mudá-los.

  Peixes na cúspide da casa 4, ou contido nela, é semelhante a Neptuno no mesmo posicionamento. Com Peixes no CI, a busca por uma identidade mais ampla é provavelmente a melhor base para construir a vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...