quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

SATURNO NATAL NAS CASAS



Enquanto que Júpiter evoca uma sensação de expansão e otimismo na Casa onde se encontra posicionado, Saturno suscita uma experiência quase completamente oposta.
Em vez de sentirmos que a vida messe domínio é essencialmente benévola e confiável, no território de Saturno antecipamos dificuldades, deceções e restrições e portanto aproximamo-nos do seu espaço com medo e cautela.
É frequente que na esfera de Júpiter nos deleitemos com uma sensação de liberdade e de possibilidades ilimitadas, enquanto que na Casa de Saturno é onde nos comportamos com restrições, limitações e um sentimento perseguidor do dever, da responsabilidade e das "conveniências" e "obrigações" da vida.
Um dos rostos de Saturno é o velho tirano. Temeroso que os seus próprios filhos poderiam destroná-lo, Cronos (o equivalente grego de Saturno) comeu-os.
A respeito disto, a Casa onde está posicionado Saturno é onde, devido ao conservadorismo, ou ao medo, não nos permitimos dar rédea solta aos nossos próprios impulsos criativos. O medo do desconhecido, do não provado e de tudo o que seja novo, leva-nos a manter o status quo nessa área da vida, inclusivamente se o que existe já nela não tem nada de maravilhoso.
Com o espírito de autocrítica e de passar despercebidos, preocupa-nos tanto a possibilidade de fazer uma jogada errada nos domínios de Saturno, que em honra da segurança restringimos severamente as nossas ações.
Como Cronos, na medida em que nos censuramos, inibimos e auto julgamos, estamos devorando a nossa própria origem e a nossa expressão criativa. Cronos esgrimia uma foice evocadora do provérbio "o que semeares, colherás", do qual a sua própria vida é um exemplo: depois de ter castrado e destronado o seu pai Úrano, o próprio Cronos foi logo abatido por um golpe liderado por seu filho Zeus.
De igual modo, na Carta Natal, o planeta Saturno representa a justiça exata e implacável. Se negligenciamos ou evitamos as exigências de Saturno, contorcemo-nos e sofremos. No entanto, recompensa devidamente qualquer esforço que façamos e toda a paciência e persistência que coloquemos nele.
Podemos tentar dissimular ou aliviar a dor associada com a falta de cumprimento e realização na Casa de Saturno, negando a importância desse aspeto da vida; mas, mais cedo ou mais tarde, o nosso sentimento de inadequação ou insuficiência nessa área nos atingirá com o golpe certeiro onde mais nos dói.
Mais que o tirano Saturno vai associado o arquétipo do velho sábio, uma espécie de Mestre Celestial que utiliza a dor como mensageiro para nos informar daqueles nossos aspetos que necessitam ser cuidados e cultivados. Ao iludir ou evitar esta área não diminui a nossa preocupação; ao contrário, aumenta-a. Mas ao escutar o que Saturno nos tenta ensinar ou mostrar, o nosso sentimento de inadequação transforma-se gradualmente numa sensação de coragem, solidez e integridade cada vez maior.
Ao enfrentar o desafio de Saturno, fortalecemo-nos e somos recompensados com um conhecimento e uma realização maiores. Como resultado, então nós começamos a tornar-nos mestres nessa mesma área da vida que mais difícil nos tem sido dominar.
Saturno, como um espinho cravado no costado de um jumento, acicata-nos para que cultivemos certas qualidades e características que provavelmente não nos teríamos preocupado a desenvolver, a menos que pressões internas ou externas nos obrigassem a fazê-lo.
Outro símbolo de Saturno é a cabra montanhesa, e unificamo-nos na Casa onde se encontra Saturno. Em seus laboriosos esforços por ascender ao cimo da montanha, a cabra tropeça com muitos altos e baixos, mas finalmente chega ao seu objetivo. Antes de dar um passo, a cabra assegura-se de que tem as outras patas devidamente apoiadas no solo.
Qualidades positivas como o pensamento cauteloso e medido, o tato, a perseverança e uma saudável aceitação da realidade, encontram-se todas no domínio de Saturno. O efeito de Saturno numa Casa é similar ao de Capricórnio na cúspide ou dentro de uma Casa. A Casa onde se encontre Saturno influenciará qualquer Casa que se encontre no Signo de  Capricórnio. Por exemplo: a Drª Elisabeth Kubler Ross nasceu com Saturno em Escorpião na Casa VIII e com Capricórnio na cúspide da Casa XI e ganhou popularidade através do trabalho em profundidade que realizou em workshops e seminários (Casa XI) sobre como lidar com a agonia, a morte e o luto.
Saturno é co-regente de Aquário e também pode exercer a sua influência sobre qualquer Casa onde este esteja localizado. Na Carta Natal da Drª Kubler-Ross, Aquário está na cúspide da Casa XII: o seu trabalho pioneiro foi realizado principalmente no seio de hospitais e instituições. No entanto, em geral, a influência de Úrano sobre Aquário parece ser mais forte que a de Saturno.





4 comentários:

  1. Excelente 👌 contextualização sobre Saturno. Obrigada pela partilha. Namastê

    ResponderEliminar
  2. Cidália, muito obrigada pela visita. Apenas escrevi um pouco sobre o que Saturno nos ensina e nos faz passar :)

    ResponderEliminar
  3. Gratidão por dividir conosco essas dicas excelentes! Namastê!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...