quinta-feira, 25 de novembro de 2010

NEPTUNO



Neptuno rege/dignidade em Peixes – detrimento em Virgem – exaltação em Leão – queda em Aquário – rege a 12ª Casa.

Palavras-chave: Transcendente, dissolução, ilusão, inspiração, êxtase, amor, evasão, revelação, vício, nebulosidade, charme, engano, misticismo, desintegração, impressionável, confusão, culpa, intangível e sacrifício.

Co-regente de Peixes, cujo regente tradicional é Júpiter, Neptuno leva aproximadamente 170 anos a percorrer o Zodíaco. Este planeta foi descoberto em 1846.
O mundo da fotografia e do cinema nasceu na era de Neptuno. O mundo da ilusão é Neptuniano e, talvez por esta razão, a sua natureza é ilusória e difícil de definir.
A descoberta de Neptuno também coincidiu com avanços no mundo da farmacêutica. Em 1846 o éter foi usado pela primeira vez, marcando uma nova era para a cirurgia e, no ano seguinte, foi também usado pela primeira vez o clorofórmio. Além disso, a palavra “anestésico”, derivada da palavra grega para “insensível”, começou a ser usada.
O gás começou a substituir o óleo na iluminação e a iluminação pública abriu as portas de um mundo nocturno totalmente novo, com bares brilhantemente iluminados a oferecer um refúgio alcoólico e sedutor.
De todos os planetas do sistema solar, Neptuno é aquele cujos efeitos são mais difíceis de discernir. Isto é devido a que a sua influência actua sobretudo nos planos subtis, sobre o psiquismo, a emotividade, o mundo das sensações e das impressões.
É um astro estranho, misterioso, nebuloso, do qual se sofrem as influências sem as perceber com clareza, que actua lentamente como uma droga ou um gás que se respira. Só os seres mais evoluídos da humanidade são capazes de responder às delicadas vibrações de Neptuno no plano espiritual, pois é este planeta que estabelece uma ponte entre a nossa personalidade transitória e o nosso “EU” superior, aquele que nos faz entrever a felicidade da vida material e nos desprende das nossas preocupações terrenas para orientá-las para o divino.
É também Neptuno que inclina para o misticismo e forja as grandes inspirações idealistas, esses sublimes impulsos da alma, o dom da abnegação e o espírito de sacrifício.
Tanto no campo artístico como no intelectual pode oferecer qualidades excepcionais: permite que se desenvolva a genialidade. Também é Neptuno que permite à alma familiarizar-se com o oculto, desenvolver certas faculdades especiais, mediante as quais se podem captar as forças dos mundos invisíveis e penetrar no mistério das causas que regem a vida.
No entanto, a maioria dos Homens só podem ser influenciados pelas vibrações mais densas, mais grosseiras de Neptuno, estas, no seu aspecto manos nocivo, têm o mérito de criar a ilusão que ajuda o Homem a suportar melhor as duras realidades da existência. Na verdade, Neptuno é o planeta que cria as miragens, as alegrias fictícias, as doces euforias, os oásis enganosos que prometem uma vida demasiado fácil, os prazeres que permitem evadir-se, esquecer, que adormecem a consciência e que entorpecem o corpo. Ao minar a resistência moral, cria propensão aos abusos, aos vícios e à vida desordenada.
A influência é tão perigosa por ser tão subtil e solvente, uma vez que envolve a formação de maus hábitos que nos escravizam facilmente. A natureza da influência Neptuniana é tão etérea e confusa que não permite separar com clareza os efeitos e virtudes que engendra.
Assim, por exemplo, pode ocorrer que o desenvolvimento de tendências espirituais coincida com o de uma sensualidade mórbida, que os seres favorecidos com dons estejam tentados a utilizá-los para mistificar as pessoas, que os Homens geniais às vezes sejam considerados loucos pela sua vida boémia e as suas estranhas manias.
Moralmente, Neptuno tende a provocar em nós estados de exaltação, de êxtase, de aspirações profundas para a felicidade. Mas, pode também estimular a procura incessante de sensações novas, levar-nos à perversão. Cria os místicos perigosos pelo seu fanatismo e a ausência total de falta de responsabilidade.
A natureza insidiosa e oculta deste planeta não favorece as acções francas e claras e inclina para o mistério; a procura da solidão e das acções ocultas e trabalhos ou empresas secretas. Personifica muitas vezes, a falsidade, os abusos de confiança, a mistificação, a traição e a fraude. Além disso, a necessidade de evasão, o esquecimento e a procura de novas sensações, podem incitar ao alcoolismo e ao abuso de drogas e de estupefacientes.
Intelectualmente, Neptuno pode ser, segundo a sua posição e seus aspectos, um factor de inspiração, de ideias elevadas e geniais, ou uma fonte de confusão e aberração mental que pode degenerar até às obsessões mórbidas e à demência incurável.
Uma dominante Neptuniana, orienta para ocupações relacionadas com o elemento líquido, inclina também para o ocultismo e o psiquismo. Inspira ideias geniais que fazem com que o indivíduo tome iniciativas misteriosas. No entanto, nas atitudes do Neptuniano pode haver uma parte considerável de bluff ou de fraude. Por vezes são artistas, ou cientistas, músicos, médiuns ou clarividentes, especuladores, traficantes de artigos ou mercadorias proibidas, místicos, etc.
Em certos casos muito pouco frequentes, a espiritualidade elevada do Neptuniano fará com que seja famoso, mas a maioria terá uma existência confusa e com risco de sofrer escândalos e descréditos. Mesmo assim, podem triunfar em certos campos: especulações, combinações, negócios de crédito, ou também em trabalhos relacionados com produtos sintéticos, matérias artificiais, o petróleo, borracha, azeite, companhias de navegação ou de gás. Correm sempre o risco de perdas importantes, incluindo ruína por escândalos financeiros ou por falências, pois os meios que utilizam com a esperança de importantes ganhos, quase sempre conduzem a isto.
Neptuno constitui o princípio oposto a Úrano. Úrano divide e separa, mas Neptuno significa a fusão e o fim das fronteiras, sem o qual nunca nos apaixonaríamos ou sentiríamos empatia. A luta de Neptuno é aprender a substituir as fronteiras.
Enquanto vibração superior de Vénus, Neptuno partilha algumas qualidades com este planeta. É o típico romântico que busca o amor ideal e idealizado. Embora esta característica possa conduzir à codependência, Neptuno revela potencial para o amor incondicional, aceitando o outro.
Este planeta pode conceder, ainda que com pouca frequência, uma tendência às relações platónicas ou espirituais com uma pessoa muito culta ou evoluída e permitir uma comunicação anímica perfeita. A influência de sentimentos idealistas, nebulosos e por vezes pervertidos por qualquer vício tem tendência a provocar relações e uniões fatais.
Quando Neptuno está com mau aspecto pode levar ao adultério, incluso à bigamia ou a relacionamentos secretos, â infidelidade ou às uniões viciosas ou estranhas que podem provocar escândalos.
O Neptuniano vive o conflito vítima/mártir/salvador: quer salvar o mundo ou uma pessoa. Não há nada de que mais goste do que do auto-sacrifício. Infelizmente, está constantemente a armar-se em vítima ou mártir. Irrealista, deixa-se facilmente explorar, sobretudo quando se trata de fazer coisas por amor.
Neptuno governa o signo negativo de água e de Peixes e também a Casa XII. Através deste signo expressa particularmente a vida oculta e psíquica do indivíduo, os remoinhos internos da sua emotividade, as suas impressões, as suas aspirações secretas, o trabalho de Deus nele. Esta influência pode inclinar para a vida mística, a devoção, a abnegação e o espírito de sacrifício. Também favorece o desenvolvimento de certas capacidades especiais que sentem as vibrações dos mundos subtis: faculdades mediúnicas e ocultas.
Embora a natureza do Pisciano se desenvolva com excessiva facilidade, uma espécie de inércia fatalista, uma falta de reacção e de autodefesa, uma carência de sentido prático que o prejudica muito na luta pela vida.
No ponto de vista da saúde, Neptuno afligido, predispõe a transtornos mentais e letárgicos: sonambulismo, confusão, letargia, catalepsia, alucinações, estados de transe, sonolência involuntária, medos e a mania da perseguição. Muitos destas doenças, serão por vezes provocadas por o abuso de bebidas alcoólicas ou estupefacientes, que como ficou dito atrás, Neptuno dá tendência para serem consumidas.  




15 comentários:

  1. Adelaide,

    Texto soberbo, bem escrito, muito bom. Fiquei encantado com a sua escrita e visão do tema.

    Abraço.

    António

    ResponderEliminar
  2. Adelaide, fabuloso! Neptuno é muito forte no meu mapa, e "sofri" muito a sua influência subtil, sem a entender conscientemente..."A luta de Neptuno é aprender a substituir as fronteiras." Esta foi uma das minhas batalhas ao longo dos meus primeiros 33 anos de vida...admito que não é uma batalha ganha, mas sim um trabalho de uma vida. Hoje em dia já integro essa energia de uma forma mais madura e até, produtiva!
    Namasté

    ResponderEliminar
  3. António,

    Muito grata pelas suas palavras :)
    Desejo-lhe um bom fim de semana.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Siala,
    Muito Obrigada pelas sua palavras.
    Ainda bem que já está mais "familiarizada" com Neptuno. Por vezes nem nos damos conta da sua subtil acção. A astrologia serve para isto mesmo e a mim tem-me ajudado bastante.

    Bom fim-de-semana.

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Olá Adelaide

    Por saber que frequenta o blogue «Navegante do Infinito», da Astrid Annabelle, deixo aqui este convite:

    Bom dia de sábado,

    Este é um convite para participar na entrevista colectiva que estou a preparar para a Astrid Annabelle, do «Navegante do Infinito». Publiquei hoje um post com esse convite.

    Seria um prazer contar consigo nesta entrevista coletiva à amiga e bloguista Astrid.

    Por favor, clicar aqui para aceder ao post onde peço que deixem as perguntas.

    Abraço,

    António
    «Cova do Urso»

    ResponderEliminar
  6. Adelaide, bom dia ! Tudo isto que vc escreveu sobre Netuno, acontece comigo. Sou pisciana e já passei por todos estes tópicos, grandes perdas, muito apegada, vicios, depressão profundo, escravidão no amor, saúde com alucinacões, perdas financeiras grandes. Espero que me liberte dele agora, sabendo disto tudo. Sou nascida em as 23h do dia 17.03.1961 em leopoldina MG, será que consigo dar uma guinada e passar a ver o SOL e gostar dele??
    Obrigado pelo esclarecimento. Muito bom ter achado vc. no meu caminho.
    Bjooss

    ResponderEliminar
  7. Paula,

    Tem de certeza dentro de si força de vontade. Caminhe e tente ser forte. Não se acomode e lute. Sei que é mais fácil de dizer do que fazer, mas andar para a frente é preciso.Você vai ser capaz.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Adelaide eu reforço o comentário do António!
    Foi um dos textos mais bonitos que escreveu.
    Nem precisa dizer que tenho muito a ver com Netuno!!!
    Parabéns! Você está cada vez melhor!
    Um beijo grande
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  9. Astrid,

    Muito obrigada pelas suas palavras generosas :)
    Não estou esquecida do seu blog. Temho seguido silenciosamente.

    Beijo grande

    Adelaide

    ResponderEliminar
  10. Olá Adelaide,

    Desculpe não comentar o seu post, mas tenho numa grande ronda a fazer por mais de 30 blogues, para informar que a pergunta que fez à nossa amiga Astrid Annabelle, do 'Navegante do Infinito', já está respondida e temos tudo preparado para publicarmos um post, enorme e magnífico, que é toda uma experiência de vida, no próximo dia 16 de Dezembro, às 7:30 (Portugal) - 5:30 (Brasil), no 'Cova do Urso'.

    Em nome da Astrid e no meu próprio, estamos aqui para agradecer a sua colaboração nesta entrevista.

    Saudações amistosas,

    António

    ResponderEliminar
  11. António e Astrid,

    Lá estarei e muito obrigada pela chamada de atenção.

    abraço a ambos

    Adelaide

    ResponderEliminar
  12. Olá Adelaide,

    Só para recordar que a entrevista coletiva à amiga Astrid Annabelle, do «Navegante do Infinito» é já no dia 16, quinta-feira. Fica aqui o convite para ir ler a resposta dela à sua pergunta. No 'Cova do Urso'.

    Grande abraço

    António

    ResponderEliminar
  13. António,

    Lá estaremos todos juntos. Vai ser uma festa :)

    Abraço

    Adelaide

    ResponderEliminar
  14. Olá, Adelaide, boa noite,

    Só agora consegui chegar aqui para lhe agradecer o apoio dado à nossa entrevista colectiva à Astrid, quer participando com a sua pergunta, quer estando presente na nossa 'festa'.

    Gostei muito de sentir e saber que esteve Presente.

    Se não nos encontramos antes, deixo aqui os meus votos de Festas Felizes.

    Muito obrigado,

    António

    ResponderEliminar
  15. Olá António,

    Tive imenso prazer em participar na festa da nossa amiga Astrid.

    Peço desculpa em só agora responder ao comentário, mas não tenho vindo à net.

    Desejo-lhe também umas Festas Felizes.
    Tudo de bom para si.

    Adelaide

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...