domingo, 21 de agosto de 2011

ANÁLISE DO MAPA NATAL DO PAPA BENTO XVI


Com a visita de Bento XVI a Madrid e a enorme deslocação de grupos de juventude, veio-me à lembrança uma análise que fiz do Mapa Natal deste Papa. Era na altura o princípio do seu pontificado e eu era, como ainda sou, uma caloira em astrologia e fazia os exercícios da Escola de Astrologia Nova-Lis (clic aqui) que o meu amigo e astrólogo António Rosa colocava no Forum todas as semanas. Fascinou-me fazer esta análise e este homem que à primeira vista parece um pouco frio e distante, mas que a pouco e pouco se vai mostrando e nos faz mudar de opinião para vermos nele uma pessoa mais afável.
Aqui deixo a análise, embora o restante do exercício esteja na Escola de Astrologia Nova-Lis (clic aqui).
As ilustrações são de António Rosa e mais uma vez aqui deixo a minha eterna gratidão pela porta que abriu para que eu entrasse e seguisse o caminho da astrologia. Esse caminho não tem fim mas eu vou caminhando por ele.


ANÁLISE DO MAPA NATAL DO PAPA BENTO XVI

Ascendente em Peixes com o signo solar Carneiro, ambos na casa I.
Júpiter na casa I regente de Peixes regula a educação superior e as preocupações das mentes elevadas, em particular a justiça, a verdade, a liberdade, a religião e a filosofia. As profissões de Júpiter são o ensino, a lei e o clero, instituições de solidariedade e direitos humanitários e por vezes a política. Daqui, todas ou quase todas as características da pessoa em análise.

Neptuno corregente de Peixes encontra-se na casa VI, o interesse do indivíduo concentra-se no sentimento do serviço ao bem dos outros, realizando-se assim, no trabalho.

Mercúrio em Peixes na Casa I – Inteligência permeável. Razão e intelecto dependem dos sentimentos. Movimento, viagens e as opiniões são muito pessoais.

Úrano em Carneiro na casa I – Fator de independência e de originalidade. É o indivíduo que provoca mudanças. Afirmação de personalidade, gosto por tudo o que é novo e ousado.

Sol em Carneiro na casa I – O indivíduo sabe que existe, toma o destino nas mãos. Tem ambição, desejo, autoridade e vitalidade.

Quiron em Carneiro na casa I – Há uma tendência para tomar atitudes assertivas – muitas vezes prematuramente. O nível emocional é elevado e será expresso instantaneamente e com paixão, mas isto pode ser uma capa para medos interiores de incapacidade. Possíveis restrições na infância terão tido um efeito demasiado repressivo: se a emoção for bloqueada, quando esta sair, uma força torrencial é libertada.
Há carisma e capacidade de liderança, que é muitas vezes expressa através do indivíduo, a gastar muito tempo e energia nervosa influenciando outras pessoas. Será uma tendência ótima para a sua atividade profissional.

Júpiter conjunção Mercúrio – Excelente potencial intelectual, criativo em todas as formas de trabalho literário. Boa capacidade científica e matemática.

Mercúrio conjunção Urano – Esta é uma configuração dinâmica que confere originalidade e ideias rápidas e brilhantes. Também dá alguma independência e obstinação e força de vontade, proporcionando um apoio considerável a estas características.

Júpiter conjunção Asc – O lado espiritual e de reflexão está em funcionamento. O sentido da vocação é possível e podem ser feitos sacrifícios.

Júpiter quadratura MC – Uma devoção por tudo o que é grandioso e pomposo é comum, assim como uma excessiva devoção por tudo o que está estabelecido e tudo o que isso representa. Mesmo assim, como Júpiter é um planeta benéfico, o sujeito será bem sucedido na carreira e a atingir os seus objetivos. Mas, pode não ser tão popular como ele pensa.

Júpiter quadratura de Marte – Tendência para fazer muita coisa sem moderar as forças, o que pode fazer com que haja possibilidade de grande gasto de energia e problemas de saúde.

Júpiter trigono Plutão – Há muita força interior para perseguir os objetivos. A capacidade de organização e o poder de liderança estão presentes. Igualmente encontramos uma capacidade de usar a inteligência para alcançar o que foi planeado.

Sol conjunção Quiron – Há um grande sentido do propósito na vida. O indivíduo terá um sentido do destino e quererá segui-lo. Indivíduo extrovertido e criativo.

Sol sextil Marte -  Haverá excelentes recursos de energia, mas a tendência para correr riscos ou trabalhar demasiado será reduzida.  O fluxo de energia, quer físico, quer emocional será bem canalizado e o indivíduo sentir-se-á vigoroso mas não demasiado.

Mercúrio sextil Vénus – A amabilidade e o afeto serão expressos abertamente.

Mercúrio quadratura Marte – Energia mental aumentada mas com risco de tensão e trabalho excessivo.

Mercúrio trigono Saturno – Entusiasmo vivo e positivo. Há possibilidade de pensar de forma concentrada e geralmente a mente funciona metodicamente. O que é dito é cumprido e o indivíduo terá muita credibilidade. Este trânsito serve de âncora para algum nervosismo e tensão que possa ter sido verificado nesta ou noutras áreas do mapa.

Mercúrio conjunção Asc – Mercúrio dará qualidades brilhantes, vivas e inteligentes. Haverá pensamentos rápidos e uma versatilidade considerável mas, a inquietação, estará muitas vezes presente. O indivíduo será falador e terá uma forte necessidade de comunicar as suas ideias e opiniões. O sistema nervoso será sensível, funcionando bem e sem problemas. (Tem alguns aspetos tensos, mas tem outros bons, portanto, com apenas alguma interferência desarmoniosa).

Mercúrio quadratura MC – Tensão nervosa acima da média pode invadir o indivíduo, quando há problemas no trabalho ou decisões que têm de ser tomadas relativamente à sua direção na vida.

Vénus em Touro na casa II – O planeta está na sua residência. O dinheiro é ganho pela sua vocação. Dinheiro proveniente de pessoas amadas. Gosto pelo luxo. Força nos sentimentos.

Vénus oposição Saturno – Está escrito neste mapa que este senhor (embora nós saibamos quem é) não ama no sentido carnal, do matrimónio da paixão. Há restrições que nesta casa são a sua profissão. Ele despenderá tempo e energia “tratando”  dos outros. É a lição de um Saturno retrógrado que lhe propõe uma vida a cuidar dos outros e deixar as paixões terrenas. (isto já é a minha intuição a funcionar com a astrologia).

Vénus sextil Úrano – Originalidade e criatividade. Há uma força de vontade e uma obstinação em se afastar dos parceiros. (Continuo a dizer que os astros escrevem no céu e no nosso mapa).

Vénus quadratura de Neptuno – Embora haja uma atitude idealista no amor, as emoções tendem a inundar o indivíduo por vezes de forma descoordenada (Neptuno retrógrado está em Leão) será mais uma lição cármica para aprender? Talvez queira dizer que deve sonhar ajudando os outros.


Casa III em Gémeos – O regente de Gémeos Mercúrio está na casa I – O interesse do indivíduo concentra-se nos estudos, nas viagens, no trabalho, nos irmãos e na escrita.

Casa IV em Gémeos – Marte nesta casa mostra agressividade no lar, discussões, brigas, divisões, desentendimentos com a família. A energia pode ser posta ao serviço do lar e da família para a melhorar. Adora as discussões e as polémicas. Bate-se pelas suas ideias,  
Todo nervos e espírito vivo. Há também mudanças de residência.

Mercúrio regente da casa IV na casa I . Os pais influenciam o indivíduo no modo como se vai afirmar.

Nodo Norte em Caranguejo – Mostra que o indivíduo contraria o desejo de constituir família para seguir uma carreira que neste caso é o sacerdócio.

Plutão em Caranguejo – Em princípio, Plutão nesta casa, mostra que ele sofreu demasiadas frustrações durante a infância ou adolescência. Talvez ele não tenha seguido os interesses que ele achava fascinantes, tendo sido bloqueado de alguma forma ou talvez não tivesse podido – quer pela teimosia dos seus pais ou falta de dinheiro, frequentar a escola que teria sido mais apropriada. De facto ele pode ter sofrido consideravelmente pela força exercida pelos seus pais. A intuição é aumentada consideravelmente com este posicionamento, por isso pode acontecer que ele tenha encontrado o seu caminho, depois de ter contornado os problemas, empregando uma tenacidade e uma determinação consideráveis. Se este foi o caso ele aprendeu a lição usando a influência de Plutão.
(não li a vida de Bento XVI para não ser influenciada. Só irei ler no final. Será que a guerra não teve um pouco de intervenção aqui com Plutão?)

Marte quadratura Urano – Fonte de tensão nervosa. Força de vontade e argumentação e a obstinação são possíveis e o indivíduo quererá as coisas à sua vontade.

Marte sextil Neptuno - Criatividade e originalidade serão férteis, aliás como mostra noutras áreas do mapa.

Marte sextil Quiron – Uma excelente influência. Há momentos de sorte na vida e intuição. Um bom sentido de tempo está presente.

Marte oposição MC – Embora seja um trabalhador árduo até à rotura, tem pouca paciência para com os mais lentos.

Plutão trigono Asc – Estes ajudarão o indivíduo a resolver mudanças importantes na sua vida. Por vezes há uma tendência para ser demasiado entusiasta acerca do que ele pode chamar “seguir em frente” causada pela necessidade urgente psicológica e profunda de fazer uma “limpeza”.

Casa V em Caranguejo – A Lua regente de Caranguejo encontra-se na casa VII – As associações ou uniões para se legalizarem dependem do apoio dos outros (público). Papel social. Neste caso o sacerdote e os seus fiéis.
Marca de família que pode ter influência na criatividade e na imaginação do indivíduo. Os valores femininos podem estar ligados ao passado, à infância ou à mãe.
Plutão está em conjunção na cúspide da casa V, portanto influenciando esta. Criatividade mas também paixão amorosa atormentada ou dramática. A Lua faz uma quadratura com Plutão que significa que a capacidade de expressar as emoções pode ser bloqueada, dando também inibição. É difícil explicar mas já todos entendemos que na casa dos filhos os posicionamentos não estão favoráveis como era de esperar.

Casa VI em Leão – O indivíduo serve aquele que considera superior. Ambição realizadora. Neste caso será penso eu, Deus.

Sol regente da casa VI na casa I – O indivíduo realiza-se servindo-se dos outros.
Neptuno – o dom de “curar” os outros (neste caso espiritualmente.

Sol trigono Neptuno – A imaginação e a inspiração funcionam bem, mas talvez haja uma tendência para a languidez, para flutuar e sonhar acordado. Estes sonhos são especialmente construtivos, a intuição e a perceção são maravilhosas.

Neptuno trigono Quiron – Um gosto pelo belo, pelo místico estarão presentes.

Neptuno trigono MC – Estas influências são pouco sentidas, mas são fortes se o indivíduo seguir a profissão de cuidados (neste caso cuidados espirituais) em que a inspiração e a imaginação possam ser bem utilizadas.

Parte da Fortuna encontra-se na Casa VI em Virgem e revela que o indivíduo tem grande êxito no serviço de todos os dias.

Uma breve analisa de Neptuno Retrógrado em Leão na Casa VI como visão cármica – Nas vidas passadas esta pessoa corria atrás do brilho, do espetáculo, dos títulos, das belas relações, das habitações luxuosas, mas deve ter passado dissabores e verificado que “nem tudo o que luz é ouro”. Polidez em exagero não significa honestidade. A pessoa em questão, nesta vida, porá o luxo, o dinheiro, o poder e as relações sóciais para ajudar realmente os necessitados.


Casa VII em Virgem – O indivíduo pode encontra o cônjuge no trabalho, neste caso Deus.
A Lua em Balança significa necessidade de cooperar.

Casa VIII em Escorpião – Aqui a casa confunde-se com o signo: - Importância do inconsciente, do domínio do oculto, do além, interesse por questões que digam respeito à morte e aos mistérios da vida. Herança proveniente de outros que neste caso é capaz de ser Sucessão Papal ou continuação da Igreja.

Plutão regente da Casa VIII na Casa IV – A experiência interior faz-se no lar (na Casa de Deus que neste caso é o seu lar).

Casa IX em Sagitário – O Indivíduo ganha a sua vida no estrangeiro. As grandes ideias e a atividade mental estão no seu apogeu neste signo. Os conceitos superiores são objetivo do intelecto deste indivíduo.

Saturno regente da Casa X na Casa IX – A realização social está relacionada com as conceções morais, com a educação e com uma vocação (o sacerdócio).
Honras no estrangeiro.

Júpiter regente da Casa IX na Casa I – Possibilidade de ensinar os outros. Gosto e dom para os problemas abstratos, os estudos e a filosofia. O indivíduo julga em profundidade, idealismo e grandes viagens.
Uma breve análise de Saturno retrógrado em Sagitário Casa IX como visão cármica – Em vidas passadas esta pessoa teve aptidão para o ensino e para a transmissão dos conhecimentos. A pessoa certamente viveu como sacerdote ou sacerdotisa, ou guia espiritual em civilizações passadas. É capaz de não ter sido bem sucedido, ou terá sido intolerante, dogmático ou fanático, inquisidor ou fariseu. A pessoa não tinha qualquer abertura espiritual.
Hoje liquidou uma dívida. Informando-se com honestidade, sobre as correntes religiosas e filosóficas da sua época. Trabalhará a tecnologia, a história das religiões, o direito etc., evitando sistematizar. Esta busca constante e honesta lhe trará grandes alegrias.

Casa X em Sagitário – Ambição ligadas ao estrangeiro e às viagens.

Júpiter regente da Casa X na Casa I – O indivíduo tem em si os meios para realizar as suas ambições sociais e o seu êxito. A situação vai permitir-lhe realizar-se.

Nodo Sul em Capricórnio Casa X – Ele precisa do apoio da família e dos amigos por cada pequena vitória.

Casa XI em Capricórnio -  Os projetos e os amigos são selecionados. Ajudam no desenvolvimento da carreira. Fidelidade e estabilidade. Amizade com pessoas que têm experiência.

Saturno regente da casa XI na Casa IX – Amizades no estrangeiro, amigos inteligentes e cultos. Apoios legais. Projetos de origem intelectual.

Casa XII em Aquário – As crises e a tomada de consciência estão ligados a acontecimentos imprevistos. O ideal coletivo marca o indivíduo.

Úrano regente da XII em I – A necessidade de isolamento. A experiência permite ao indivíduo evoluir. Interesse por coisas secretas. O indivíduo “sente a alma”.

Saturno também regente de Aquário Casa XII na Casa IX – O indivíduo vive interiormente e na solidão dos seus ideais e dos seus conceitos superiores.

Saturno trigono Úrano – Há geralmente uma conjugação de um comportamento e atitude convencional, com uma simpatia pelo não convencional.
A mente é séria. Alguma cautela natural está presente mas é acompanhada por uma capacidade de desenvolver ideias originais e conceitos. O sujeito tem força de vontade e determinação, e muitas vezes paciência também. (apoio noutras áreas do mapa, características da mesma natureza).

Úrano quadratura MC – Aqui o indivíduo irá sofrer uma acumulação de tensão superior à média na sua vida profissional. Isto pode resultar numa tendência para se tornar demasiado apreensivo acerca dos mais pequenos problemas.
Infelizmente a tensão será gerada pelos colegas ou superiores pouco simpáticos.
A incompetência não é geralmente a causa de tais reações, embora a atitude em relação a este problema se possa tornar algo exagerada, e reações obstinadas e imprevisíveis podem causar contrariedades.








6 comentários:

  1. Olá Adelaide, gostei de ler o mapa. Agradeço por compartilhar.

    ResponderEliminar
  2. Helen,
    Grata pela sua visita. Na altura em que fiz esta análise tinha muito pouca experiência mas fascinou-me :) Ontem lembrei-me dela.

    Votos de uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Olá Adelaide,

    Adorei conhecer...
    vim pela chamada do Júpiter na 1 o meu também mora lá... Conj com o meu Asc....e recebi uma aula..

    Muito interessante, como depois de ler a interpretação o mapa se revela !!! Dá para ficar olhar as outras coisas como as casas interceptações etc...
    Mágico !

    Adorei vir aqui...

    Bjão de boa continuidade de semana !

    ResponderEliminar
  4. Hanah,

    Já lá vão uns anitos que foi feito este mapa mas ainda hoje não esqueço a emoção que senti por cada coisa que ia desvendando.
    Obrigada pelas palavras.

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. ESTE MAPA É MUITO TENDENCIOSO! MOSTRA UMA PESSOA RETROGRADA, CONSERVADORA AO EXTREMO, COMO UM ANJO

    ResponderEliminar
  6. Anónimo (a)
    A opinião é sua. Se quer dizer que o mapa é tendencioso não o interpretei como tal apenas fiz a leitura como eu a entendia através das posições planetárias e os seus aspectos. Se souber astrologia entenderá certamente. O restante está escrito e o português é bem explícito e pode ser interpretado por si como quiser. Quanto à parte que refere dizendo que os anjos são retrógrados e conservadores provocou-me um sorriso.
    De qualquer modo, grata pela visita e ficaria mais grata ainda se assinasse.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...