quinta-feira, 24 de junho de 2010

O PAPA



O Papa ou o Hierofante, representa o poder espiritual. Reside aí a verdadeira sabedoria, já que ela transcende a matéria. Desta forma, a ordem e rigor da disciplina material de nada servem se não existir uma dimensão espiritual. Tal como a Papisa, é um iniciador. Conhece e comunica os segredos, enquanto ela espera que os outros os venham procurar junto de si. Por trás do Papa já não existe qualquer véu, porque nada há para ocultar. No entanto, a luva amarela, que confirma a origem celestial do seu poder, possui inscrita uma cruz templária, provando que ele se dirige a iniciados.
O Papa está vestido como a Papisa; o azul do seu vestuário espiritual, graças ao seu manto vermelho, projecta a sua sabedoria e o seu amor sobre aqueles que abençoa. A tiara, símbolo da espiritualidade e da autoridade supremas, bem como o seu ceptro, com três travessas horizontais, mostram que reina sobre três planos: físico, intelectual e divino.
Sentado entre duas colunas azuis, que marcam a passagem de um mundo para outro, capta as suas energias. Pela sua verticalidade, símbolo ascensional, a coluna confirma a elevação do homem na direcção de Deus. Ela está em relação com a Árvore da Vida, que contém o alfabeto e com a Árvore do Mundo, que liga a Terra ao Céu, representando o conhecimento que orienta a alma para a perfeição.
O Papa é um guia esclarecido que governa opondo as tendências dos homens umas às outras, a fim de as equilibrar na harmonia. É o Grande Sacerdote que, agindo sobre o mundo material, permanece espiritual, dedicando a sua energia a ajudar os outros. Revela-se bastante indulgente face às fraquezas humanas. Compreende tudo, porque atingiu uma idade em que as paixões apaziguadas lhe permitem manter-se lúcido. É um homem de piedade e de perdão.
Dirige-se às duas categorias de fiéis, representadas pelos dois neófitos ajoelhados perante o trono pontifical. O tamanho dos dois personagens que parecem seguir o seu ensinamento é anormalmente reduzido, o que permite evidenciar a grandeza majestosa do Papa, que concilia e adapta a ciência religiosa às necessidades dos crentes. Deste modo, torna as verdades acessíveis a todos e confere o ensinamento iniciático. O Papa distribui a sua bênção a estas personagens mas não as dirige.
O Papa simboliza a evolução moral e espiritual, a ordem, o controlo de si próprio, a vocação religiosa e científica, a benevolência, o verbo, a maturidade física, a experiência, a acção do poder espiritual sobre o temporal, a sabedoria, a bondade, a estabilidade das forças mentais, a capacidade de síntese, a piedade, a religião e a filosofia intuitiva.


O Papa associa-se ao número 5, número de Cristo, do Verbo e do Homem.
Associa-se à letra , a quinta do alfabeto hebraico, que nos diz que é pelo sopro divino que a vida é criada e se expressa. O sopro é o verbo que permite descobrir o nosso eu.
Astrologicamente, esta lâmina tem afinidade com o signo de Touro. Este signo é de terra e como tal, prático, utilitário e realista. Se Áries é a acção, Touro é a conservação e a luta para conservar o conquistado.
Seu verbo é “eu tenho” e a sua frase de crescimento é: “regozijo-me com as minhas realizações e estou aberto às surpresas e mudanças da vida”. A missão do taurino é harmonizar os factores opostos e facilitar a concórdia.
Este signo é governado por Vénus, é afectuoso e pacífico, mas quando não aguenta mais, explode com uma fúria insuspeita.
É sensual e apaixonado, embora às vezes se mostre tímido. Não gosta de especulação mental. O seu temperamento é forte, embora um pouco lento. É prudente e tenaz, paciente e acumulador. É perfeccionista e apegado aos seus hábitos; assim, facilmente fica escravo das suas rotinas. Adora a boa mesa e sente atracção por tudo o que é belo.
É tranquilo, não gosta de pressa, é reflexivo e com tendência à introversão.
No entanto, o Papa, também pode ser considerado Mercúrio, o mensageiro alado dos deuses e o planeta da linguagem e da comunicação.
Quando está bem localizado é como Mercúrio nos signos que rege: em Gémeos – habilidoso e especialista em discursos e em transmitir informação. Em Virgem – analítico, prudente e inteligente.
Quando está mal colocado, pode ser como Mercúrio nos signos em que se encontra em mau estado; exílio em Sagitário e queda em Peixes, onde existe um grande risco de tendência para dar sermões, para dizer trivialidades ou falar sem pensar.
Alguns significados da carta do Papa:
Sugere conselho sábio e consolação espiritual.
Pode representar um professor que tanto pode ser um instrutor, um guia espiritual ou filosófico. Esta lâmina pode corresponder a alguém real que preenche os requisitos necessários a este papel de guia, no entanto, não é normal que isso aconteça. É muito comum a carta referir-se a um conjunto de acontecimentos que servem para oferecer orientação moral.
Resumidamente o Papa representa a essência da convenção e os valores tradicionais.
Pode ser indicador de casamento.
Pode apontar para responsabilidades legais, contratos e documentos oficiais.
Esta carta também representa alguém que respeitamos e podemos confiar quanto a questões pessoais e alguém cujo conselho procuramos e seguimos activamente.
Pode acontecer que o consulente seja o próprio Papa, sendo-lhe pedido para que assuma o papel de conselheiro, ou que conduza uma situação pelo caminho mais correcto.
Mas, apesar de todos estes aspectos positivos, também pode representar os aspectos repressivos ou ideias e comportamentos rígidos demais.



6 comentários:

  1. Adelaide

    Estou a ver que retornou às aulas de tarot. Muito bem.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. António,

    Como sabe, gosto muito de Tarot. Continuarei sempre a aprender. Astrologia e Tarot fazem com que eu aprofunde mais o conhecimento da vida, de mim mesma e dos outros.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bela análise Adelaide!
    beijos
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  4. Astrid,

    Muito obrigada pelas suas palavras.
    Bom fim-de-semana.

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Viva

    Gostei muito da explicação ! Muita clareza, e uma boa descrição de todo o aspecto envolvente do Arcano.

    Posso partilhar com os meus amigos do Facebook ?

    Obrigado

    Luis

    ResponderEliminar
  6. Luís,

    Grata pela visita e pelas palavras simpáticas.
    Não tenho conta no Facebook. Pode partilhar desde que diga que foi publicado por aqui.
    Mais uma vez muito obrigada.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...